23/03/2023 às 14h51min - Atualizada em 24/03/2023 às 00h01min

Célia Helena Centro de Artes e Educação comemora 45 anos e inaugura seu novo Teatro

Para celebrar a abertura, aos domingos de abril, público ocorrerá uma programação especial de espetáculos, protagonizados por artistas com estreitas ligações com a história do Célia Helena

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
O Célia Helena Centro de Artes e Educação, uma das mais conceituadas escolas de teatro do país, dirigida por Lígia Cortez, acaba de celebrar 45 anos de atividades dedicadas às artes da cena, formando atores e atrizes de diversos cantos do país.

E, para celebrar este marco tão importante, a escola inaugura oficialmente no dia 27 de março, Dia do Teatro – em evento para convidados – o seu novo Teatro. Trata-se de um espaço multiuso, reservado para montagens de espetáculos de alunos e de grupos itinerantes.

As celebrações em virtude da abertura deste novo espaço cultural preveem ainda uma programação especial gratuita, apresentando durante todos os domingos do mês de abril diferentes montagens, que trazem em comum a trajetória de artistas que fizeram a história do Célia Helena Centro de Artes e Educação. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, com 1h de antecedência.

Caixa-preta - O novo Teatro do Célia – localizado na Avenida São Gabriel, 444, Itaim Bibi – traz as mesmas características arquitetônicas do antigo espaço ocupado pela escola no bairro da Liberdade, até o ano de 2015. Possui área total com cerca de 130 m², palco medindo 9 m x 5 m, além de camarim com vestiários masculino e feminino e plateia com capacidade para até 90 pessoas, dotada de praticáveis móveis.

Além do espaço de encenações, o novo teatro possui ainda uma sala de ensaios com cerca de 65 m², O projetado é assinado pela arquiteta Ana Luiza Sawaya e a estrutura cênica foi criada por Ulisses Cohn. Vale ressaltar ainda que o espaço é todo acessível.

Essas características do Teatro do Célia – fora dos padrões de palcos tradicionais – é conhecida no universo do teatro como “caixa-preta”, possibilitando aos encenadores liberdade criativa na concepção de seus espetáculos, contando ainda com arquibancadas móveis que podem posicionar o público de diferentes maneiras.

“O espaço novo era um sonho bem antigo e poder ver nossos atores ao vivo novamente é extremamente emocionante. Meu sonho agora é incorporar uma riqueza de culturas e vozes do Brasil nos palcos e fazer com que elas sejam vistas por cada vez mais pessoas”, afirma a diretora do Célia Helena Centro de Artes e Educação, Lígia Cortez.

Programação - A nova casa abre suas portas e cortinas oficialmente dia 27 de março, segunda-feira, nesta ocasião especialmente para convidados. Serão apresentados os espetáculos de dança-performance Oração para Embalar os Vivos, com Vitória Cortez, às 19h, seguida pelo espetáculo Hamlet: 16 x 8, solo interpretado por Rogério Bandeira.

Já em abril, o Teatro do Célia recebe o público pela primeira vez com uma programação especial gratuita, apresentando diferentes montagens, que traduzem a versatilidade do espaço, ao longo dos domingos do mês.

Abrindo a programação, no dia 02 de abril, às 18h, será apresentado o espetáculo “Noel, um musical”, adaptação de texto clássico de Plínio Marcos, com encenação de Marco Antonio Rodrigues, direção musical de Marco França e colaboração dramatúrgica de Samir Yazbek. Já no dia 09 de abril, também às 18h, a atriz Natália Sá sobe ao palco para apresentar o solo “Fevereiro ou Fica, Vai Ter Bolo”, realizado pelo grupo de teatro Parahyba Rio Mulher.

Em 16 de abril, às 18h, será a vez de “Macacos”, montagem que traz em cena apenas o ator Clayton Nascimento e um batom, e trata sobre a urgência da vida negra no Brasil. Na semana seguinte, no dia 23 de abril, às 16h, será apresentado “Maria e os Insetos”, segundo espetáculo da trilogia “Mulheres e Ciência”, da Cia Delas.


TEATRO DO CÉLIA
Capacidade: 90 Lugares
Endereço: Avenida São Gabriel, 444, Jardins
Informações da programação especial de ebrtura: www.celiahelena.com.br
Telefone: (11) 3884-8294
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp