O setor de comércio e serviços da capital mineira celebrou o lançamento do Novo Regulamento do ICMS (RICMS), pelo governador Romeu Zema, nesta quarta-feira, 22, e que promete reduzir burocracias, tributos e revogar 1.141 decretos ligados ao regulamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, esta é a maior ação de revogação de atos da história e vai contribuir para a simplificação tributária em Minas Gerais. “Um dos principais gastos das empresas é referente ao pagamento de impostos, além de mão de obra para preparar e declarar. A economia desse recurso vai favorecer o comerciante, que poderá investir em outras áreas de seu negócio”, afirma.
O dirigente destacou ainda que o Novo Regulamento também vai ajudar a atrair mais investimentos para o estado. “Com menos burocracias, os investidores encontrarão menos barreiras para abrir empresas ou apoiar negócios já existentes. Certamente isso vai fomentar a geração de empregos, a circulação de renda e o consumo”, finalizou o presidente da CDL/BH.