17/03/2023 às 17h09min - Atualizada em 18/03/2023 às 00h04min

Anunciado plano para garantir acesso à Internet via Wi-Fi à quase totalidade da população brasileira

O projeto Nomad Wi-Fi, da Akross, prevê a ampliação de toda a rede de Wi-Fi existente no País em parceria com as maiores operadoras de telecomunicações e os provedores de internet de todo o território nacional.

SALA DA NOTÍCIA Redação
https://www.akross.com.br
Divulgação
A Akross, empresa brasileira de conectividade e projetos digitais, resultado da unificação das marcas Mobicare e Akross, anuncia um ousado plano de democratização do acesso à Internet através da ampliação de toda a rede de Wi-Fi existente no País, por meio de acordos de parceria com as maiores operadoras de telecomunicações e os provedores de Internet de todo o território nacional. 

Segundo a Akross o plano é construir múltiplas redes que transformam em um acesso único, simples e seguro a partir do compartilhamento de hotspots Wi-Fi utilizando todos os pontos de internet existentes nas residências, empresas e equipamentos e espaços públicos e privados, o que elevaria a capacidade de democratização da conectividade digital a todos os brasileiros. 

O projeto, batizado de Nomad Wi-Fi, envolve a utilização de modem que utiliza duas redes Wi-Fi (SSIDs diferentes); dois conjuntos independentes de IPs; duas alocações de banda larga separadas e instalado nas residências e o lugares externos (espaços públicos e privados), formando o ambiente de compartilhamento universal da rede. Através do App Connection Manager os usuários encontram mais facilmente os pontos de acesso e automatizam a conexão à rede Wi-Fi disponível em sua localidade ou em qualquer outro ponto do país. O aplicativo é gratuito e disponível para os clientes das operadoras e ISPs participantes do projeto Nomad Wi-Fi. 

A receita estimada para este projeto é de R$ 240 milhões por ano, a partir dos acordos com as operadoras e ISPs, incluindo a geração de novas receitas por meio da difusão de serviços de valor adicionado (SVA), publicidade entre outros, segundo informou o CEO da Akross, Roman Romancini.

A empresa atua em projetos de conectividade Wi-Fi, com plataformas de gestão de serviços digitais, inteligência de dados e já responde por mais de 21 milhões de redes conectadas, representando 47% dos mais de 44,5 milhões já existentes, por meio de acordos com as maiores operadoras brasileiras. Fazem parte de sua rede de parcerias, mais de 70 marcas nas áreas de entretenimento, educação, serviços de Saúde, seguros, meios de pagamento, TV, OTTs, IoT, microlearning, gaming, entre outros.

Roman Romancini destaca o cenário favorável para o sucesso do Nomad Wi-Fi: “o Brasil tem potencial enorme para garantir a universalização e democratização do acesso à internet a partir de projetos inovadores como este, com 90% dos seus lares já tendo acesso à internet e, em termos absolutos, são 65,6 milhões de domicílios conectados. No entanto, fora das residências, os brasileiros ainda têm dificuldade no acesso a serviços porque possuem planos móveis muito limitados e a maioria dos espaços públicos não oferecem Wi-Fi para todos”, comenta o executivo.

O executivo cita a dificuldade da população em acessar os aplicativos do Governo Federal, como o Conecta SUS e o da Caixa Econômica Federal, devido ao baixo nível de conectividade dos brasileiros via aparelhos celulares. “A esmagadora maioria dos planos móveis de dados são limitados e os espaços públicos poderiam garantir um Wi-Fi com capacidade necessária e acesso de qualidade aos serviços digitais. Com o Nomad Wi-Fi pretendemos eliminar esta limitação”, afirma ele.

“Recentemente, tivemos a oportunidade de participar de encontro em Brasília que reuniu vários representantes do Governo Federal e do mercado de telecomunicações e notamos que o nosso projeto Nomad Wi-fi está fortemente alinhado com os objetivos da atual administração federal em levar conectividade aos brasileiros. Nossa expectativa é muito grande neste sentido", afirma o CEO da Akross.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp