09/03/2023 às 11h17min - Atualizada em 12/03/2023 às 00h01min

Singela Trupe ocupa Centro Cultural Olido com apresentações artísticas baseadas em textos e biografia de Machado de Assis

Com trama poética e musical, espetáculo infantojuvenil adapta, de maneira lúdica, contos e a própria vida do escritor Machado de Assis (1839 - 1908). Além das apresentações, a Singela Trupe também oferece oficinas gratuitas

SALA DA NOTÍCIA Angelina Colicchio
https://drive.google.com/drive/folders/181dDGccPJEAysWzCsaepkba2wIyCiTi_
Crédito: João Perossi

 

A ironia e as tramas que partem de situações fantásticas ou que dialogam com o universo da infância presentes na vasta obra do escritor Machado de Assis são o mote para a construção dos espetáculos da Singela Trupe, formada pelos atores Barros Batista e Vera Perossi, e que desde 2016 apresenta espetáculos que mesclam a contação de histórias, commedia dell'arte, tradição oral, cantigas tradicionais, músicas autorais e elementos da cultura popular para apresentar as tramas de Machado a crianças e adolescentes. Entre  21 e 25 de março, o grupo apresenta, no Centro Cultural Olido, um espetáculo, uma leitura dramática e duas oficinas - toda a programação é gratuita. 

 

No dia 21 de março, terça-feira, 19h, a Singela Trupe realiza leitura dramática do texto Filosofia de um par de botas, apresentado de forma acessível e dialogando com as referências do mundo infantojuvenil ao trazer uma conversa entre uma bota de pé direito e uma do pé esquerdo.

 

No dia 22 de março, quarta-feira, às 19h, acontece a Oficina de Leitura de Aproximação aos Clássicos, com Barros Batista. A atividade propõe estudos de textos curtos e históricos sobre o autor e seu contexto histórico, oferecendo mecanismos para uma abordagem criativa a respeito de obras clássicas. Já no dia 23 de março, quinta-feira, às 19h, Vera Perossi oferece a Oficina Recursos Teatrais em Contação de Histórias, compartilhando com o público uma atividade que busca explorar a teatralidade do contador de histórias, fazendo com que essa prática artística seja complementada por recursos e inspirações da comédia popular e de práticas de teatro.

 

As Letras do Bruxo, espetáculo que será apresentado nos dias 24 de março, sexta-feira, 15h; e dia 25 de março, sábado, 17h, une os textos Carta do gatinho preto e Um Apólogo, de Machado de Assis, em uma obra que pretende dialogar com o público sobre a infância a partir de elementos fantásticos. Carta do gatinho preto é um texto escrito por Machado na voz narrativa de um gato que agradece a pessoa que o ofereceu para adoção. Nela, ele conta como está sendo viver na casa de quem o adotou. Já Um Apólogo é um conto sobre uma linha e uma agulha que discutem para saber qual delas é mais importante. 

 

"Existe uma demanda muito grande de que adolescentes leiam autores clássicos e muitas vezes essa demanda pode vir na forma de uma cobrança. Nossa ideia é pensar numa possibilidade de aproximar os estudantes das obras, que fazem parte da programação pedagógica, de forma mais lúdica e de fácil compreensão", contam Barros Batista e Vera Perossi.

 

Sobre Barros Batista
Ator e produtor cultural, graduado em Arte – Teatro, pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Atua no teatro paulistano desde 1999 participando de diversos espetáculos. Em várias produções esteve sob a direção de encenadores renomados: Luís Baccelli, Crystiane Madeira, Carla Camurati, Hamilton Vaz Pereira e Paulo Rocco. Em 2012, indicado, através do projeto Sobre os males que o fumo produz, como proponente de um dos 40 melhores projetos teatrais apresentados naquele ano ao Edital Primeiras Obras do Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual da Cultura - ProAc/SP. No ano de 2011 foi co-fundador do Coletivo Pi, no qual trabalhou em dramaturgia, intervenções públicas e produções colaborativas até 2014. 

 

Fundador da Singela Trupe com Vera Perossi, em 2016, inaugurou um trabalho de pesquisa sobre a vida e a obra de Machado de Assis, transpondo-as à linguagem do teatro-narrativa, direcionado ao público infanto-juvenil. Nessa fase os estudos e apresentações foram desenvolvidos em residência artística no Centro Cultural Tendal da Lapa, em São Paulo, até o final do ano de 2016. Desde 2018, faz atuações solo ou com parceiros convidados numa iniciativa denominada Um homem só e todo mundo, dedicando-se à ocupação e valorização de espaços públicos como centros culturais, escolas e bibliotecas, além de eventos que reforcem a identidade cultural nos bairros da capital, a exemplo de sua participação na Flipenha - Festa Literária da Penha – 2019. Desde 2019 atua na coordenação do MetrôArte, grupo composto por funcionários operacionais do Metrô de São Paulo dedicado a ações culturais.

 

Sobre Vera Perossi

 

Atriz, narradora de histórias, performer e artista da dança. Graduada em teatro pela Universidade Estadual Paulista  (UNESP) onde desenvolveu a pesquisa A Teatralidade do Contador de Histórias – Uma abordagem inicial. ; formada em dança contemporânea pela Escola Livre de Dança de Santo André - ELD. Atua desde 2008 como narradora de histórias e arte educadora e em programas para formação de educadores na área de teatro e contação de histórias  nos formatos oficinas, workshops e palestras. 

 

Fundou a Singela Trupe juntamente com Barros Batista em 2016, na qual atua como atriz e contadora de histórias; com a Singela Trupe, durante residência artística no Centro Cultural Tendal da Lapa (2016 e 2017) realizou  mostras de processo de pesquisa   com contos de tradição oral:  “O Boi da Cara Preta” e, também, a mostra de processo “Histórias  do Bruxo das Letras”   sobre a vida e a obra de Machado de Assis transpondo-as ao teatro-narrativa, direcionado ao público infantojuvenil. Em 2008 fundou a Cia A Menina do Quintal na qual atua como contadora de histórias e pesquisadora de culturas tradicionais, idealizadora e facilitadora de workshops e oficinas voltadas a diversos públicos sobre a Arte de Contar Histórias. Tendo ainda criado e atuado  em espetáculos de contação de histórias baseados na tradição oral. Foi  professora de Arte/ Teatro na educação formal e informal de 2008 a 2015 (escolas públicas e privadas). 

 

Cursou Treinamento em Palhaçaria - Estado, Corpo e Criação no Jogo do Palhaço, com Silvia Leblon,  de 2015 a 2017.  Participou no audiolivro "Com Machado no Quintal", produção Livro Falante, direção de Barros Batista, 2021.  Em 2020 concluiu a Formação Intensiva em Dança Contemporânea - ELD - Escola Livre de Dança de Santo André. Atualmente, na Singela Trupe juntamente com Barros Batista, trabalhando na concepção, dramaturgia e direção   do projeto Histórias do Bruxo das Letras - contemplado pelo PROAC 25/2022. É artista da dança no Coletivo F6, desde 2020, atualmente  no processo de criação de solo para o projeto Um mais um e Todes -  9 solos em vibração, contemplado pelo PROAC 3/2022, sob orientação de Bia Sano e Eduardo Fukushima.

 

Ficha Técnica
Dramaturgia e Direção: Singela Trupe
Intérpretes: Barros Batista e Vera Perossi
Músico:  Thiago Morrinho
Produção Executiva: Luciana Ramin
Assistente de Produção: Maytê Costa
Figurinos e cenografia: Heloísa Paschon
Preparação Vocal: Rani Guerra
Preparação Corporal: Ju Lima
Design Gráfico e Mídias Sociais: Nilza Cristina Arte Visual
Assessoria de Imprensa: Pevi 56 Produção Criativa

 

Edital Proac nº 25/2022 - Literatura/Produção e Realização de Projeto de Incentivo à Leitura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

 

Serviço

Ocupação Singela Trupe
Local: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - República - São Paulo/SP

 

Temporada: 

21 de março, terça-feira, às 19h - leitura dramática de Filosofia de um par de botas.

22 de março, quarta-feira, às 19h - Oficina de Leitura de Aproximação aos Clássicos, com Barros Batista.
23 de março, quinta-feira, às 19h - Oficina Recursos Teatrais em Contação de Histórias, com Vera Perossi.

24 de março, sexta-feira, 15h - Espetáculo As Letras do Bruxo

25 de março, sábado - 17h - Espetáculo As Letras do Bruxo

 

Classificação: Livre. Recomendação etária: a partir de 9 anos

Duração dos espetáculos: 45 min

Ingressos: Oficinas - Grátis. Inscrições pelo e-mail [email protected]  | Espetáculos - Grátis
 

Assessoria de Imprensa - Pevi

Diogo Locci - [email protected] | 11 99906-0642

Angelina Colicchio - [email protected] | 11 99299-2877


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp