10/03/2023 às 10h45min - Atualizada em 11/03/2023 às 00h02min

Tecnologia proporciona aos consumidores do e-commerce uma jornada de compras mais intuitiva em questão de segundos

 Plataforma de busca inteligente, da SmartHint, auxilia o consumidor a encontrar o presente certo, mesmo que o nome do produto ou marca seja digitado de forma incorreta

SALA DA NOTÍCIA Fabíola Rocha
Divulgação

Segundo um levantamento feito pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 61% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas. A pesquisa ainda analisou que 78% deles afirmam comprar uma ou mais vezes por mês. Esse crescimento tem despertado nos lojistas uma organização ainda maior quando o assunto são as datas sazonais no varejo, como o Dia da Mulher, por exemplo. A ocasião traz um número expressivo de consumidores em busca de artigos como flores, perfumes e chocolates, tudo com o objetivo de agradar suas parceiras.

Para que tudo saia perfeito, a busca pelo produto ideal precisa ser assertiva e rápida para que o consumidor não migre de loja em apenas um clique. Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da SmartHint, o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, empresa pertencente ao grupo Magazine Luiza,  fala sobre a importância desse processo para que o cliente tenha uma boa experiência de compras. 

“Quem proporcionar a melhor experiência de compra estará na frente da concorrência na conversão de vendas. O consumidor de hoje gosta de comprar online, mas quer fazer isso de forma facilitada e prática. Esse diferencial tem ainda mais peso nas datas sazonais, que são momentos estratégicos para o varejo virtual, não apenas para aumentar as vendas, mas também porque são bons momentos para fidelizar novos clientes”, aponta Schiavini.

 

Sistema de busca e recomendação alavanca vendas no e-commerce

Pensando em melhorar a experiência de compra em seus sites, lojistas vêm investindo em ferramentas de automação que ajudam e orientam a tomada de decisão do consumidor, como a solução da SmartHint, que aumenta em 30% as vendas das lojas virtuais quando o consumidor interage com a ferramenta.

Com a solução, o consumidor navega de forma completa por todas as abas da loja e tem seus pedidos de busca atendidos em milissegundos, mesmo que sejam feitos de forma incorreta, como acontece na busca do Google, e mesmo antes de terminar de digitar o termo de interesse. Outro grande diferencial da ferramenta é a busca por voz, que funciona por meio de reconhecimento da fonética, com inteligência artificial. Além disso, o sistema da SmartHint oferece recomendação proativa, de forma personalizada, recomendando produtos com base na navegação do cliente.

As lojas que possuem a SmartHint disponibilizam vitrines autônomas que mapeiam o perfil de navegação dos usuários e mostram a eles os produtos mais relevantes e com maior chance de compra. Tudo é feito de forma automática pela inteligência artificial, sem necessidade de configurações manuais. Na prática, funcionam como vendedores experientes auxiliando o consumidor no momento da compra e recomendando produtos conforme suas preferências e interesses.

“Além da Magalu, atendemos as melhores marcas do varejo. Atualmente são milhares de  clientes. Todos têm à disposição 16 vitrines completamente autônomas, que funcionam por conta própria, sem a necessidade de configuração do lojista. Queremos que os consumidores tenham as melhores experiências, esse é o nosso objetivo principal, um bom sistema de busca e recomendação pode ser decisivo na conversão da venda e na fidelização”, ressalta o CEO.

Sobre a SmartHint

Fundada em 2017, a SmartHint é o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, e tem como foco principal elevar a experiência de compra online. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo Grupo Magalu. Combinando busca e recomendação proativa, com vitrines que agem como "vendedores virtuais" e pop ups de retenção, suas soluções ajudam a aumentar em cerca de 30% as vendas online das marcas. A SmartHint trabalha com mais de 25 segmentos e possui integração com mais de 35 plataformas de vendas pela internet. Suas ferramentas são usadas por empresas como Multilaser, Philco, Wine, Lego, Kabum, Kipling e Diesel. 



 
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