08/11/2022 às 09h34min - Atualizada em 14/11/2022 às 14h51min

Asteroide assassino de planetas: o que se sabe até o momento?

Astrofísico do Centro Universitário FEI comenta se maior asteroide encontrado nos últimos oito anos oferece riscos ao nosso planeta

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Bacci

Astrônomos do Carnegie Institution for Science, nos EUA, identificaram o maior asteroide classificado como “potencialmente perigoso” dos últimos 8 anos. O asteroide encontrado se chama 2022 AP7 e possui 1,5 km de largura, com uma órbita considerada arriscada que um dia poderia colocá-lo em direção ao nosso planeta. Ele se encontra em uma área de difícil observação, entre as órbitas da Terra e Vênus.  

Junto do 2022 AP7, ainda foram vistos dois asteroides menores, chamados de 2021 LJ4 e 2021 PH27, que estão ainda mais distantes da Terra.  Para o professor e astrofísico da FEI, Cássio Barbosa, nenhum desses asteroides apresentam riscos para o nosso planeta até o momento. “Por ser uma descoberta recente, é preciso continuar observando os asteroides para obter mais dados sobre suas rotas e observar também a interação com outros planetas, portanto, é difícil fazer qualquer afirmação a curto e médio prazo sobre as chances desses asteroides entrarem em rota de colisão com a Terra”, complementa o astrofísico.  

Para rechaçar qualquer chance de um asteroide atingir a Terra, em setembro a NASA realizou uma missão colidindo uma de suas naves contra um asteroide, provando que é possível mudar sua rota em caso de uma iminente ameaça. O astrofísico Cassio Barbosa ainda diz que novas tecnologias vêm sendo estudadas pela própria NASA, mas que, por enquanto, o melhor caminho para evitar colisões com nosso planeta é a observação constante e antecipação das naves aos asteroides para que a mudança de rota seja efetiva.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp