Dois atletas do Paraesporte — maior projeto esportivo público voltado para pessoas com deficiência do país — vão sentir de perto a emoção de um jogo da Copa América no Brasil, que começa na sexta-feira (14). Representando o diretório regional Norte e Noroeste Fluminense, Pedro Barbosa Rodrigues e Guilherme Azevedo Miranda, ambos de 10 anos, foram escolhidos pela Olimpíadas Especiais Brasil (OEB) para participarem como player escort, jovens que acompanham jogadores na entrada ao campo. O Paraesporte é desenvolvido pela Prefeitura de Campos, através da Fundação Municipal de Esportes, e atende cerca de mil alunos no município.
Pedro e Guilherme vão entrar com os jogadores no Maracanã, acompanhados pelos atletas parceiros Bernardo Romeiro e Antonio Abreu, respectivamente. O primeiro, participa do jogo entre Peru e Bolívia, no dia 18, Já o segundo, terá a emoção de pisar no gramado do estádio em um dos jogos das quartas de final, no dia 28. A participação dos atletas é uma parceria da Conmebol, empresa Sola e a OEB, que vai levar 20 atletas de todo país.
A OEB é um movimento global sem fins econômicos que, por meio de capacitações esportivas e competições de qualidade, melhora a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que a cercam.