O técnico do Campos, Souza, pode se orgulhar de já ter vestido a camisa da Seleção Brasileira. Foi no Torneio de Toulon, na França, em 1980, quando o então jogador do Americano representou o país pela equipe sub-23 do Brasil. No time estavam jogadores conhecidos como Deley, do Fluminense; Anselmo, do Flamengo; João Luiz, do Vasco; e Jérson, do Botafogo.
Souza chegou a jogar em Portugal em 1984, onde atuando pelo Belenenses conseguiu o título da segunda divisão nacional e o acesso para a primeira divisão do Campeonato Português. Natural de Bom de Jesus do Itabapoana-RJ e revelado pelo Olympico, time da sua cidade natal; o meia Souza chegou ao Americano de Campos em 1976, time pelo qual marcou um golaço no Campeonato Carioca de 1980. Jogou ainda por Colorado, Coritiba, América de Natal, Alecrim-RN, River-PI e Goytacaz, entre outros clubes.
Como treinador, trabalhou nas categorias de base do Olympico de Bom Jesus e foi Campeão Brasileiro Sub-20 pelo Rio Branco de Campos em 2003, Campeão da Série C Sub-20 2015 e Campeão da Copa FERJ/LCD Sub-23 2017 pelo Campos. Foi auxiliar técnico no Goytacaz em 2011, 2012 e 2013 e em 2017 e 2018. Ainda como auxiliar, trabalhou no Campos em 2015 e 2016. Em 2018, como técnico, foi campeão estadual pelo Palmas, de Tocantins.
"Nós começamos um trabalho de acordo com a realidade do clube. O presidente Marcinho me apresentou este projeto. Já era para estar como técnico do Campos desde 2017, mas não foi possível este casamento naquela época. Hoje estou tendo esta oportunidade de começar este trabalho. Estou muito feliz pelo que vem acontecendo, inicialmente as coisas se encaixando, dando certo, os jogadores entendendo a proposta de trabalho. Estou muito feliz com este início de campeonato. Pode ser surpresa para muitos, mas para nós que trabalhamos o dia-a-dia não está sendo tanta surpresa. Todo empenho dos jogadores está fazendo a diferença neste início de trabalho. Começar bem é um bom sinal", afirmou Souza.
O Campos folgou na rodada da Série B1 do Campeonato Carioca. A equipe comandada pelo técnico Souza volta a jogar no domingo (16), às 15 horas, contra o Barra da Tijuca, no estádio Ferreirão, em Cardoso.