24/05/2022 às 12h14min - Atualizada em 24/05/2022 às 12h14min
Cartão Goitacá: Prefeito Wladimir anuncia Programa de Transferência de Renda
- Redação
O prefeito Wladimir Garotinho anunciou nesta segunda-feira (23), que o Cartão Goitacá será lançado no dia 31 deste mês, para atender famílias em situação de extrema pobreza em Campos. O novo Programa de Transferência de Renda integra o Programa de Segurança Alimentar implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e terá o valor de R$ 200 até final de dezembro deste ano.
Wladimir adiantou que, na fase inicial, o Cartão Goitacá contemplará aproximadamente 3.000 famílias que já são cadastradas e a previsão é a de alcançar até 10 mil até dezembro. Não é necessário fazer inscrição, porque serão contempladas famílias inseridas no CadÚnico.
“Durante o auge da pandemia da Covid-19 ficamos muito preocupados com a questão da fome, porque em todo o Brasil aumentou a extrema pobreza. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social implementamos um levantamento dessa questão com a equipe do Programa de Segurança Alimentar”, informa o prefeito, que acrescenta:
“De pronto cuidamos de fazer parceria com o governo do Estado para reabrir o Restaurante do Povo, por ser uma necessidade urgente, mas a demanda é crescente. Criamos então esse Programa de Proteção Social, porque é necessário ampliar a transferência de renda e, com esforço na engenharia financeira, vamos implementar o Cartão Goitacá de auxílio alimentar no valor de R$ 200/mês para famílias na extrema pobreza”, informa o prefeito, que se esforçou para reestruturar o prédio do antigo Restaurante Popular e, por meio de parceria com o governo do Estado, reabriu na pandemia da Covid-19 o Restaurante do Povo, que serve 1500 refeições/dia.
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, explica que a concessão do benefício segue critérios técnicos, conforme a legislação federal, e os beneficiários terão os nomes divulgados nos canais oficiais. “Vão ser contemplados com o Cartão Goitacá famílias cadastradas e referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), equipamentos gerenciados pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social”, afirma.
Rodrigo Carvalho acrescenta que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, já implementou o Programa Mãe Coruja, que garante às mães 200 kits enxoval por mês.