04/01/2024 às 15h48min - Atualizada em 04/01/2024 às 15h48min

Opinião: A (LOA) x o Acordo de Paz entre o Executivo e Legislativo de Campos dos Goytacazes

O Jogo Pelo Poder. A população está desacreditada em acordos políticos

Germando Santos

Germando Santos

Jornalista / Comunicador

Divulgação
No inicio do ano passado, quando o presidente da câmara eleito, Marquinho Bacellar assume um compromisso de pacificação com o prefeito Wladimir Garotinho, já era público e notório que não duraria muito tempo. Alias, a pergunta que ainda não quer calar: Onde já se viu “pacificação” entre dois poderes distintos e com propósitos diferentes, que leva um a executar as ações em prol da população e a outro fiscalizar e defender que essas ações sejam para melhoria do seu município e que não tenha acomodações de interesses pessoais? Mas o que parece é que essa última parte, coloca todos no mesmo barco.

Uma outra pergunta é: Quem foram os beneficiados por esta suposta “pacificação” precoce? O que percebemos é que o jogo político vai alem da briga pelo dinheiro, haja vista que na mesa dos políticos não falta o melhor. Em suas contas, não falta dinheiro para fazer o que vem na telha. O jogo é pelo PODER!  Qual família vai dar continuidade ao “legado” de seus pais a qualquer preço? Sim, porque enquanto impera a vaidade e prepotência de nossos governantes, o povo padece, sofre, morre.

Vou muito mais além, o cenário de guerra que estamos vivendo em nosso município hoje, entre os poderes Executivo e Legislativo, já era de se esperar desde o inicio, quando o prefeito perdeu a maioria dos vereadores e a presidência da câmara para os Bacellares. O pai Diná já tinha feito essa previsão do tempo e anunciado o que hoje se ver. Mas, o poder que não vem do Alto, somente é possível com muito dinheiro e derramamento de “sangue”, e isso, nossa cidade tem sobrando a ponto de causar guerras entre os governantes, onde os inocentes estão sendo atingidos e padecendo todos os dias. Uma “guerra fria” já prevista desde o princípio. “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”.

Falando em amor ao dinheiro, a previsão orçamentária do município (LOA), para este ano de 2024 que deveria ser votada em dezembro do ano passado, é o centro desta guerra atual. Entramos 2024 na disputa pelo orçamento bilionário da nossa cidade, mostrando que jogo pelo poder, está nesta “previsão” que pode causar muitas dores ate o final deste ano.

Ainda ontem (03), na sessão da câmara, observando o presidente Marquinho Bacellar, que tem a minoria dos vereadores do seu lado, deixando-o vulnerável no que prever a LOA apresentado pelo prefeito Wladimir Garotinho, mas em contra partida, com a força do Estado a seu favor liderado por seu irmão, o deputado Rodrigo Bacellar, disse que não vai ceder a pressão da base governista, como de fato indeferiu todas as tentativas de pautar a referida LOA mostrando total controle sobre a situação. 

Por sua vez, a base, representado pelo líder e vice líder do governo, vereadores Alvaro oliveira e Juninho Virgílio, que são favoráveis com a maioria dos vereadores para votar e aprovar o orçamento de 2024 do município de Campos dos Goytacazes, em sua totalidade estão firmes na defesa do que o prefeito prever na tão disputada “Lei Orçamentária Anual 2024”, mostrando que não tem acordo com o governo. Na oportunidade o prefeito Wladimir Garotinho usa sua rede social para dizer que “sem o orçamento aprovado, não se pode usar o dinheiro...” e disse que vai tomar todas as providencias cabíveis e se preciso for, vai recorrer ao Superior Tribunal Federal (STF).

Por sua vez, o presidente da câmara Marquinho Bacellar, também usou sua rede social, para reafirmar que tem tentado dialogar com o prefeito. “Chega de show! Vamos falar a verdade. Estou chamando o prefeito tem tempo para um diálogo com os 25 vereadores e ele segue fugindo. A oposição propôs várias emendas para beneficiar a população, mas ele segue fugindo”.  

Os vereadores falam em descumprimento da lei, audiência pública, ditadura, birra, mas a verdade é uma só: “O JOGO DO PODER”.

A impressão que a população tem, é que a acomodação de interesses de nossos governantes é que esta na disputa da referida LOA 2024, longe de beneficiar o município. O presidente da Câmara, quer mostrar o poder que tem nas mãos, de não deixar a LOA ser aprovada sem antes o prefeito considerar suas exigências, e por outro lado, o prefeito Wladimir quer usar do favorecimento da maioria dos vereadores na Câmara, e manter o poder e controle do município.  

Agora, a pergunta que fica é: No final de tudo isso, o que terá valido apena ter feito?

Que seja aprovada a LOA 2024 sem mais instituições, organizações e grupos de aproveitadores tentarem se beneficiar desta “guerra fria” como estamos vendo acontecer (nos Bastidores da Câmara). Torço para que, até o que era pra dar errado, dê certo para a população tão sofrida da nossa rica cidade pobre. Já deu tudo certo!
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp