19/02/2019 às 16h41min - Atualizada em 26/03/2019 às 14h12min

VAC encerra temporada 2019 com sucesso de púbico

Homenagens, estreias, convidado internacional, shows de abertura e encerramento foram destaques do Verão Arte 2019

DINO - http://www.veraoarte.com.br
http://www.dino.com.br/releases/vac-encerra-temporada-2019-com-sucesso-de-pubico-dino890186280131
Show de encerramento do VAC 2019


O Verão Arte Contemporânea encerrou a temporada 2019 e registrou grande sucesso de público. Durante 26 dias, o Festival realizou 24 atividades em 11 espaços culturais de Belo Horizonte. Artes visuais, literatura, gastronomia, música, dança, cinema e teatro marcaram presença na programação do VAC 2019. Centenas de pessoas compareceram aos eventos do VAC. O destaque de 2019 ficou por conta das homenagens que foram realizadas durante o Verão Arte, conforme ressalta Ione de Medeiros, diretora do GOM. "Este ano homenageamos dois grandes nomes, um do teatro e outro do cinema. Nas artes cênicas, o homenageado foi o dramaturgo e diretor João das Neves. E a obra da cineasta Agnès Varda também foi celebrada no Verão Arte. São dois artistas inovadores em suas áreas de atuação, são pessoas que abriram novos caminhos para a arte", conta Ione de Medeiros.

A Perspectiva Agnès Varda contou com a participação do crítico e jornalista francês Serge Kaganski, inaugurando uma parceria entre o VAC e o Instituto Francês, por meio do adido de cooperação e ação cultural da Embaixada da França em Minas Gerais, Philippe Makany. "A mostra de cinema foi um sucesso. E a homenagem foi realizada em um momento em que Agnès Varda está se despedindo da carreira de cineasta, uma feliz coincidência. Ela é a única mulher que ganhou um Oscar pelo conjunto da obra. E é importante homenagear as mulheres, precisamos dar voz a elas. A homenagem é um espaço para comemorar a vitória de uma mulher. É uma forma de encorajar outras mulheres a seguirem em frente", destaca Ione de Medeiros.

A influenciadora digital Isabela Lapa participou do VAC pela primeira vez e se surpreendeu com a qualidade da programação. "Descobri o Verão Arte este ano, não conhecia o projeto. Tive a oportunidade de ir ao show de abertura e nas peças Glória e Madame Satã. Fiquei impressionada com a qualidade da produção, com o cuidado dos artistas, com o roteiro das peças e com os temas abordados. O Verão Arte é um projeto incrível e essencial nessa sociedade em que vivemos hoje porque traz assuntos que são relevantes como a desigualdade, racismo e homofobia. São temas que precisam e devem ser discutidos com cada vez mais intensidade. Já estou com grande expectativa para a programação do próximo ano e espero participar de muitas atividades em 2020", conta Isabela Lapa.

Estreias também ganharam espaço na programação do VAC. A companhia Planos Incríveis estreou o espetáculo "Jornada" e os músicos Gustavito Amaral e Thiago Braz lançaram o álbum "Universo Reflexo". Outro diferencial do ano foi a apresentação realizada em Tiradentes. "Este ano o VAC se estendeu para o interior de Minas e realizou uma apresentação do espetáculo O Atormentador no Museu Casa Padre Toledo", diz Jonnatha Horta Fortes, coordenador do VAC. Ele também destaca outros eventos que encantaram o público no Verão Arte. "A abertura com a Orquestra UFSJazz Big Band, de São João Del Rei, Aline Calixto e a participação das cantoras Assucena Assucena e Raquel Virgínia foi grandiosa. O show de encerramento, que homenageou João das Neves, foi deslumbrante. Os músicos emocionaram o público presente no CCBB. Também no encerramento, a apresentação da Guarda de Congado de Oliveira no pátio do Centro Cultural fez uma linda e poética interação com as obras de Wei Wei, exposição atual do CCBB", conclui Horta.

O festival é realizado e idealizado pelo Grupo Oficcina Multimédia (GOM), que em 2018 completou 40 anos de existência. Toda a programação do VAC foi ofertada ao público com preços populares ou entrada franca. Este ano, o VAC foi apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil e UniBH. E contou com os seguintes parceiros: UniBH, Centro Cultural Banco do Brasil, Sesc em Minas, Centro de Referência da Juventude, Fundação Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de Belo Horizonte, Cinema Belas Artes, Restaurante Bem Natural, Restaurante Cantina do Lucas, Hotel Dayrell, Fênix Distribuidora de Filmes, Textura, Impressões de Minas, Bird House, Cinemateca da Embaixada da França, Instituto Francês, Embaixada da França no Brasil, Instituto Moreira Salles, Museu Casa Padre Toledo, Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, Campus Cultural UFMG, Diretoria de Ação Cultural da UFMG, Minas Tênis Clube, Fundação Clóvis Salgado, Rede Minas, Memorial Minas Gerais Vale, Circuito Liberdade, IEPHA, Secretaria Estadual de Cultura de MG, Governo de Minas, Governo Federal, além das parcerias com os artistas locais.



Website: http://www.veraoarte.com.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp