As fortes chuvas que atingiram a cidade de Campos continuam causando transtornos. Parte do forro de gesso do banheiro da enfermaria feminina desabou na noite de sábado (18), no Hospital São José, na Baixada Campista. Por sorte, ninguém ficou ferido.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que a chuva atinge a unidade, causando os estragos.
Em nota, a Prefeitura informou que a Defesa Civil vistoriou os cômodos e o local foi isolado. A nota ainda diz que, pacientes que utilizariam a ala serão transferidos para outras unidades de saúde. O atendimento ambulatorial continua normalmente.
A Prefeitura informa que neste domingo (19), uma série de reuniões foram realizadas e as equipes estarão novamente no local na manhã desta segunda-feira (20), inclusive o secretário de Saúde, Dr Abdu Neme, para definir mais detalhes dos reparos necessários no forro e na telha.
Já no Hospital Geral de Guarus (HGG), a chuva intensa causou danos em uma parte do telhado na ala do repouso masculino na noite de sábado (18), acarretando em infiltrações na Unidade. Os pacientes da sala precisaram ser realocados para outra ala.
A Prefeitura informou em nota que, técnicos da Defesa Civil estiveram no local e que a secretaria Infraestrutura e Mobilidade Urbana vai avaliar quais medidas emergenciais poderão ser tomadas. Em nota também foi informado que, o órgão enviará ofício à Caixa Econômica pedindo prioridade na avaliação do projeto já entregue de reforma total do telhado e a consequente liberação da verba, oriunda de emenda parlamentar.
Desde a sexta-feira (17), o município vem sendo atingido pelo intenso volume de chuva. Em Campos, choveu 72 milímetros nas últimas 24 horas, segundo pluviômetro instalado no Jardim Carioca, subdistrito de Guarus. Índice bem acima dos 30mm a 57mm previstos por institutos de meteorologia.
Vários pontos da cidade ficaram alagados e a ponte Leonel Brizola precisou ser interditada no sentido Guarus/Centro. A Marinha do Brasil também emitou um alerta de ressaca no mar do Farol, com ondas de até 3,10 metros. Por conta disso, a estrada que liga a praia campista ao Açu, em São João da Barra, foi interditada.
Uma parte do forro interno da Catedral Santíssimo Salvador também desabou na madrugada de sábado (18). O grande acúmulo de água fez com que as calhas da igreja não suportassem o volume, fazendo com que parte do gesso cedesse. De acordo com o Monsenhor e Páraco da catedral, Leandro de Moraes, apenas uma parte do confessionário ficou danificado.