18/10/2021 às 14h30min - Atualizada em 18/10/2021 às 14h30min

Oportunidade: Aulas de violão e canto coral para idosos na Policlínica da Terceira Idade

Jornal Aurora - Redação
Divulgação
Entre o dedilhar das cordas e das notas musicais, os idosos assistidos pela Policlínica da Terceira Idade, no Parque Tamandaré, vêm participando desde o último dia 06 das aulas de violão e de canto coral para a pessoa idosa. As aulas acontecem às quartas e quintas-feiras pela manhã e à tarde. No momento, há 12 vagas disponíveis para as turmas de quinta-feira, às 14h e 15h, sendo seis em cada turma. As aulas destas turmas começam no dia 04 de novembro. A Policlínica é ligada à Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.

O número reduzido por turma se deve às restrições em virtude da pandemia da Covid-19, que ainda impõe cuidados como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, além da apresentação do cartão de vacinação. As aulas são ministradas pelo professor Luiz Fernando Rocha, Mestre em Ensino de Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

De acordo com o professor, as aulas de música, na forma de aula de violão e de canto coral para a pessoa idosa, promovem o desenvolvimento musical dos participantes com a aquisição de novos conhecimentos e habilidades do universo musical, como tocar um instrumento ou cantar de forma satisfatória a música que goste. “O contato com aulas de música proporciona também, a todos os indivíduos que participam, o prazer inerente ao fazer musical e ainda traz outros benefícios”.

Entre os benefícios que a musicalização na terceira idade traz, estão a socialização do indivíduo, fazendo com que se sinta pertencente a um grupo e compartilhe emoções com a sua turma e os novos amigos durante as aulas; aumento da autoestima, visto que ele se torna agente ativo do fazer musical, estudando as músicas trabalhadas, tocando e cantando para si próprio, para familiares e para um público variado durante as apresentações culturais realizadas pela secretaria. Outros benefícios são o exercício da memória para decorar as músicas e as entradas no tempo correto; o aumento da coordenação motora fina para tocar um instrumento e para cantar e o exercício da atenção e da concentração para tocar em conjunto com os demais companheiros de turma”, explica Luiz Fernando.

O professor de Música esclarece, ainda, que o contato com a arte, de modo geral é “fundamental para todo ser humano, pois amplia a sua cosmovisão e o torna mais sensível às suas próprias emoções e às dos outros ao seu redor”, destacou, acrescentando que as inscrições para as aulas de violão e de canto coral devem ser feitas com a equipe de Assistência Social, a partir das 9h, de segunda a quinta-feira.

A subsecretária Rosilani Tavares destaca que, além dos atendimentos com diferentes especialidades médicas, a Policlínica da Terceira Idade oferece importantes serviços aos maiores de 60 anos como fisioterapia, hidroginástica, farmácia e, ainda, cursos e oficinas que estimulam várias habilidades dos idosos. “Além das aulas de violão e canto coral, também promovemos oficinas e palestras de prevenção e outras atividades importantes para desenvolver aspectos cognitivos dos idosos, como atenção, memória, linguagem e funções que reforçam a autonomia e independência”, explica Rosilani.


SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @redeauroraplay
 
 
 
 
Fonte: Ascom 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp