A Campanha Nacional de Vacinação contra influenza (gripe) terá seu Dia D no próximo sábado (04), em Campos.
No município mais de 19 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe, porém ainda faltam muitos cidadãos buscarem os serviços de saúde para se protegerem. Para o dia de mobilização, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma estratégia especial. Segundo a diretora de Epidemiologia, Roberta Lastorina, em todo o município serão disponibilizados 55 pontos, sendo 43 salas de vacina e 12 postos volantes. O atendimento nas unidades será de 9h às 16h, exceto na localidade de Palmares, de 9h às 13h.
Ainda segundo Roberta Lastorina, o público-alvo da campanha, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são: crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); grávidas em qualquer período gestacional; Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa; jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade; e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).
Para a imunização, a recomendação é levar o cartão de vacinação, e documentos de identificação com foto (pessoal e funcional para profissionais da saúde e da força de segurança). Caso seja puérpera ou gestante, trazer cartão de gestante.
A vacina contra a gripe não é recomendada para alérgicos graves a proteína do ovo e da galinha; para quem tem alergia grave a qualquer componente da vacina; para menores de 6 meses; e para quem estiver com febre.