26/04/2019 às 18h20min - Atualizada em 26/04/2019 às 18h20min

Prefeitura inicia processo de revitalização do sistema de transporte público

O resultado desta etapa do processo licitatório será publicado até o final da próxima semana, no Diário Oficial do Município

Supcom
Jornal Aurora
"Hoje é um dia histórico para o município de Campos, quando começamos a resolver, após anos de descaso, a situação do transporte coletivo na nossa cidade". Foi com essa frase que o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Felipe Quintanilha, iniciou, nesta sexta-feira (26), no auditório da Prefeitura, a licitação para o serviço de Transporte Coletivo Alimentador de Passageiros, que fará parte do novo Sistema Integrado de Transporte Coletivo da cidade. 

O resultado desta etapa do processo licitatório será publicado até o final da próxima semana, no Diário Oficial do Município.

"O novo sistema integrado "olha" o município como um todo, com sua característica geográfica diferenciada em mais de 4 mil km2 e mais de 500 mil habitantes e onde em um polígono de 60 km2 temos concentrado 72% da população. Os demais 28% da população, mais de 140 mil pessoas, estão  distribuídos em cerca de 3.9 mil km2. Por estas características, o projeto precisava ser diferenciado e foi estudado ao longo de oito meses e apresentado na Câmara Municipal. O ano de 2019 será o ano da mudança positiva do sistema de transportes", destacou Quintanilha.

Para participar do processo de licitação, é necessário ser pessoa física com experiência anterior no transporte de passageiros. A Comissão de Licitação vai avaliar ainda, o ano de fabricação do veículo; presença de multas na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); além da participação em cursos voltados ao aperfeiçoamento no transporte de passageiros.

O novo sistema será composto por linhas alimentadoras (vans e micros) e linhas troncais (ônibus). A proposta do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) é integrar o transporte alimentador de menor capacidade - como vans e micro-ônibus - aos ônibus, em todas as áreas distritais do município, levando até terminais próximos à área urbana.

O presidente da CooperGoyta de Goitacazes, Márcio Fernandes, ressaltou a transparência em todo o processo licitatório e o interesse da equipe do IMTT em auxiliar a categoria.

"Represento mais de 40 permissionários e acreditamos neste novo sistema, que foi muito bem explicado para a categoria. Há mais de cinco anos nos preparamos para este processo e enfim, este dia tão esperado chegou. Temos certeza de que este é o início da grande mudança do transporte de Campos, que vai agradar a toda população", frisou. 

Através do sistema tronco-alimentador, haverá seis terminais de integração, um para cada região do projeto, e todos os terminais contarão com fiscalização do IMTT. A ligação entre as linhas tronco (ônibus) e linhas alimentadoras (vans e micro-ônibus) será feita pelo cartão integração e não haverá custo adicional para o usuário.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90