08/07/2021 às 12h10min - Atualizada em 08/07/2021 às 12h10min

Operação retira demarcações irregulares em Área de Preservação Permanente na localidade de Barra em São Francisco de Itabapoana

Uma operação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI), com apoio da Guarda Ambiental, da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG) e da Polícia Militar, retirou demarcações irregulares e ainda demoliu um imóvel em Área de Preservação Permanente (APP) pertencente à União. A ação aconteceu em Barra do Itabapoana, nesta quarta-feira (7), sendo uma pessoa notificada.

"Recebemos denúncias através do Canal Verde e constatamos que havia na APP uma casa sem teto abandonada, além das demarcações na beira-mar. Com o apoio dos guardas ambientais, dos guarda-parques da Estação Ecológica e dos policiais militares, demolimos a residência e retiramos as cercas de arame e os mourões de madeira. Uma pessoa foi notificada por estar aterrando para construção e despejando esgoto no mangue", informou a secretária da pasta, Luciana Soffiati.

Durante a operação foram constatadas infrações estabelecidas pela Lei 9605/98 em relação aos artigos 60 (construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes) e 64 (promover construção em solo não edificável, ou no seu entorno, assim considerado em razão de seu valor paisagístico, ecológico, artístico, turístico, histórico, cultural, religioso, arqueológico, etnográfico ou monumental, sem autorização da autoridade competente ou em desacordo com a concedida). As penas previstas são, respectivamente, detenção, de um a seis meses, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, e detenção, de seis meses a um ano, e multa.

A secretária voltou a reforçar que os moradores do município podem procurar a Sema para receber orientação a respeito de projetos destinados a obras em áreas de preservação ambiental. "Antes de iniciar qualquer tipo de construção nestes locais é preciso primeiro obter autorização dos órgãos ambientais. Basta ligar para o Canal Verde, através do telefone (22) 9.9103-6750, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, que estamos à disposição da população para passar todas as informações necessárias", ressaltou Luciana.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp