19/03/2020 às 12h49min - Atualizada em 19/03/2020 às 12h49min

Atendimentos presenciais restritos também nos CRAS E CREAS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social disponibiliza os números de telefone de cada setor para maiores informações

Supcom
Reprodução
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) reduziu o atendimento presencial à população em todos os seus equipamentos, de modo a evitar a circulação e aglomeração de pessoas. Todos os conselhos municipais e setores vinculados à Secretaria seguem a mesma orientação, e estão funcionando em esquema de rodízio de funcionários, priorizando o atendimento via telefone e e-mail, no período de 18 a 31 de março. Os números de telefone e endereço eletrônico de cada departamento podem ser acessados AQUI
 
- A decisão integra as medidas para o enfrentamento ao coronavírus, publicadas na Portaria 009/2020, no suplemento do Diário Oficial (on line) de terça-feira (17). Os usuários só devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nesse período, para fazer bloqueio do Benefício de Prestação Continuada (BPC); em casos de descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) – Suspensão e Bloqueio; ou em casos de calamidade pública -  explicou a secretária da pasta, Pryscila Marins.
 
Em relação aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), serão feitos apenas os atendimentos presenciais que se mostrarem imprescindíveis e urgentes, de acordo com as equipes técnicas. Os demais atendimentos também serão realizados por meio dos telefones e e-mails. Atividades socioassistenciais como acolhidas em grupos, visitas domiciliares, grupos de famílias, atividades comunitárias, ações no território; cadastramento socioeconômico, grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e abordagens sociais também estão suspensas.
 
O atendimento para emissão de Carteira de Identificação Civil da Secretaria, em parceria com o DETRAN/RJ, foi paralisado momentaneamente, permanecendo a entrega de carteiras já emitidas somente para casos urgentes. “Antes de comparecer ao posto de atendimento, o usuário deve entrar em contato por meio do telefone (22) 981750902, a fim de verificar a disponibilidade do documento para entrega e agendamento do atendimento”, destacou a secretária.
 
O departamento de Políticas Habitacionais, incluindo o Programa Minha Casa Minha Vida, está atendendo por meio do telefone (22) 9981194088 e por meio do e-mail [email protected]. Já o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO POP) está funcionando apenas para o fornecimento de alimentação e para acesso a higiene pessoal. Todas as atividades grupais da unidade foram interrompidas nesse período.   
 
- Estamos restringindo as saídas dos acolhidos de todas as nossas unidades de acolhimento, liberando apenas os que necessitam de tratamento de saúde. Os acolhimentos estão criando escalas de visitações de familiares e verificando estado físico de cada visitante. Além disso, orientamos a todas as organizações da sociedade civil conveniadas à nossa secretaria a adotarem as mesmas medidas -  informou Pryscila. 

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