19/03/2020 às 12h29min - Atualizada em 19/03/2020 às 12h29min

Hemocentro atua para aumentar estoques frente ao coronavírus

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres

Supcom
Reprodução
O Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado (HFM) está trabalhando para aumentar os estoques de sangue, frente aos riscos do coronavírus. A unidade intensificou os procedimentos de higienização e segue com funcionamento normal, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
 
- Tivemos um número razoável de doadores nos dois primeiros dias da semana, com 32 pessoas na segunda-feira (16) e 30 pessoas na terça (17). Pedimos a eles que continuem vindo, porque vamos precisar estar prontos, com bom estoque, no caso de surgimento de casos de coronavírus na cidade, o que deverá segurar as pessoas em casa - explica o gerente administrativo do Hemocentro, Luciano Costa.
 
Ainda segundo Luciano, todos que estejam em bom estado de saúde, dentro dos critérios para doação de sangue, devem comparecer ao Hemocentro Regional. "Este é um momento de nos resguardarmos para nossa proteção, mas também é hora de nos solidarizamos com a dor do outro. Não sabemos o que está por vir, por isso é importante manter os estoques de sangue abastecidos", acrescenta.
 
Para manter todo o Norte e Noroeste Fluminense abastecido, o ideal são 70 bolsas diárias. Diante do atual quadro, as unidades médicas suspenderam as cirurgias eletivas, salvo em casos específicos de pacientes cardíacos e oncológicos.
 
Requisitos para doação

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.
 
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp