Diante da necessidade de mobilização de toda a sociedade e do enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (covid-19), o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) editou portaria nesta terça (17) com medidas que serão adotadas pelo órgão. Nesta segunda-feira (16), a Prefeitura de Campos publicou decreto suspendendo o expediente externo e o atendimento presencial entre a quarta-feira (18) e 31 de março, além de orientar uma série de procedimentos tomados pelo município.
Dentre as recomendações da portaria do IMTT está a indicação de que o sistema de Transporte Coletivo Convencional de Passageiros deve reduzir em cinquenta por cento a capacidade de lotação e operar somente com veículos em que seja possível destravar e abrir as janelas, garantindo a plena circulação de ar no seu interior.
De acordo com o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, “Essa medida orienta somente quanto a capacidade de carregamento de passageiros e não implica, em hipótese alguma, em redução de frota. Ao contrário, as empresas concessionárias devem ficar atentas à necessidade de aumento de frota, para garantir o atendimento aos passageiros”, destacou.
A portaria esclarece, ainda, que as atividades fiscalizatórias exercidas pelos Agentes de Operação e Fiscalização de Transporte Coletivo do IMTT permanecem e, com a suspensão do atendimento presencial, todo atendimento do órgão será realizado preferencialmente através do e-mail [email protected] ou via telefone através do n° (22) 98175-1160, de 9h às 17h. A liberação de veículos recolhidos ao depósito da concessionária Pátio Norte também deverá ser solicitada remotamente no e-mail indicado no caput, encaminhando-se em anexo os documentos necessários.
Além disso, a portaria reitera a necessidade de higienização dos veículos a cada viagem, sobretudo nos locais de maior contato dos usuários (barras de apoio, roleta, etc), retirada de rodoviários com mais de 65 anos das escalas de trabalho, a manutenção emergencial de aparelhos de ar-condicionado dos veículos, recomenda também que pagamentos sejam realizados somente por cartão, evitando-se o uso de dinheiro. As medidas são necessárias também para permissionários de táxis que atuam em todo o município.