A Prefeitura de São João da Barra, no Norte do Estado, decretou Situação de Emergência em decorrência das inundações e alagamentos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias, além do rompimento do Dique São João. Com a cheia do Rio Paraíba do Sul, a medição no momento está em 6,50 metros. A cota de transbordo é de 8 metros.
A publicação está no Diário Oficial desta sexta-feira, 06, (aqui) e tem por base o Parecer da Coordenadoria Municipal de
Proteção e Defesa Civil, relatando a situação atual, com três famílias desalojadas, umas das vias de acesso à sede do Município - a SB-02 - interditada por ter sido atingida pela água do Paraíba. Outra preocupação é em relação aos canais que cortam diversas regiões do Município que, por receberam água do rio, poderão contribuir para o aumento da área de alagamento.
"São João da Barra já sofre diretamente os efeitos das chuvas. Por ser o município onde o Rio Paraíba do Sul deságua, o grande volume d,água do Rio, juntamente com a água acumulada das chuvas fortes, já causa transtornos e prejuízos. Ao decretar Situação de Emergência, procurarmos dar uma resposta ao problema, principalmente, no dinamismo das ações" explicou a prefeita Carla Machado.
Na última quarta-feira feira (3), a prefeita já havia determinado a instalação do Gabinete de Crise, envolvendo as secretarias de Segurança Pública - por meio da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal -, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Agricultura, Obras e Serviços e Assistência Social e Direitos Humanos com objetivo de pôr em prática ações preventivas emergenciais relacionadas às chuvas.