04/03/2020 às 11h05min - Atualizada em 05/03/2020 às 08h00min
Mais de 600 alunos participam no Trianon da aula inaugural do Qualifica Jovem
O Programa assiste a duas faixas etárias distintas: entre 14 e 17 anos, em cinco polos espalhados pela cidade e a jovens entre 18 e 29 anos. Os cursos são gratuitos
Supcom
Reprodução Aos 28 anos, desempregada há mais de 12 meses, Jéssica Silva esteve entre os mais de 600 adolescentes e jovens que participaram da aula inaugural do Programa Qualifica Jovem, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), nesta terça-feira (3), no Teatro Municipal Trianon. Ela, que só teve uma oportunidade de trabalhar como cuidadora, mesmo sem preparo técnico para desempenhar a função, contou que decidiu buscar qualificação para ajudar no sustento da família.
"As coisas não estão fáceis para ninguém. Há um ano estou desempregada. Não dá para esperar de braços cruzados que o serviço caia do céu. Então eu decidi me preparar para ocupar o meu lugar. Vou fazer o curso de Manicure, Pedicure e Designer de Sobrancelhas para aprender a profissão e quero trabalhar em casa mesmo", contou.
O Programa Qualifica Jovem assiste a duas faixas etárias distintas: na sede da FMIJ são ministrados cursos para adolescentes entre 14 e 17 anos; já em cinco polos espalhados pela cidade são oferecidas oportunidades de qualificação a jovens entre 18 e 29 anos. Os cursos são gratuitos e asseguram preparação em diferentes áreas de atuação profissional. As aulas para as duas vertentes do Programa iniciam na próxima segunda-feira, dia 9.
"Mesmo neste cenário de crise, o governo Rafael Diniz tem se esforçado para manter as 500 vagas que a FMIJ oferece para os jovens de até 29 anos e ainda as 300 vagas que o Programa oferece para os adolescentes. Esse encontro de hoje marca o início de uma caminhada. Queremos reencontrá-los e ver esse teatro lotado, de novo, ao final do semestre para comemorarmos a conquista dos seus certificados, que abrem portas para o encaminhamento ao mercado de trabalho e para a concretização do sonho de cada um vocês" disse a presidenta da Fundação, Sana Gimenes.
O assistente social e presidente do Conselho de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA), Renato Gonçalves, foi o palestrante da tarde. Usando a mensagem da música “Levanta e anda”, do cantor e compositor Emicida, ele incentivou os jovens que estão em busca de qualificação.
"Um trecho da música diz o seguinte: ‘Quem costuma vir de onde eu sou, às vezes não tem motivos para seguir. Então, levanta e anda’. Em outro momento ele ainda completa: ‘Irmão, você não percebeu que você é o único representante do seu sonho na face da Terra. Se isso não fizer você correr, chapa, eu não sei o que vai’. Esse é o resumo da mensagem. A qualificação, a busca por conhecimento, é o caminho. Deem o máximo de si nessa jornada e ao longo dela lembrem-se sempre de que vocês escolheram o caminho para o mercado de trabalho protegido e amparado" salientou Renato.
O diretor de Programas e Serviços da FMIJ, Paulo Roberto Gomes, finalizou dando as boas-vindas aos jovens.
"Ao longo da vida é comum encontrarmos obstáculos quando estamos em busca da realização dos nossos sonhos. Mesmo que eles apareçam, tenham em mente que vocês são maiores e que irão superá-los. Sejam todos muito bem-vindos. Encontramos vocês na nossa formatura!" disse.