14/02/2020 às 11h32min - Atualizada em 14/02/2020 às 11h32min

Vazões de represas aumentam e inundam cidades do Noroeste e Norte do Estado

Em Pádua nível do Pomba já é maior do que da cheia de janeiro, e em São Fidélis o rio Paraíba do Sul pode atingir cota de transbordo nesta sexta (14)

Redação
Reprodução
Nesta sexta-feira (14), na cidade de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste do Estado, o rio Pomba registrou a marca de 6,13m. A cidade está mais uma vez tomada pelas águas e com nível maior do que o registrado nas inundações de janeiro deste ano, e rio Pomba continua subindo nesta sexta-feira (14) em Pádua, Aperibé, e nas localidades de Funil e Frecheiras, em Cambuci, onde Prefeitura emitiu comunicado nesta manhã alertando sobre transbordo do rio Paraíba na sede do município.

Ruas dos bairros Aeroporto, Cidade Nova, Beira Rio, Cehab, Carvalho e do Centro já estão inundadas em Pádua e Hospital Municipal foi evacuado. A cheia tem maior está com maior intensidade, pois além das chuvas, a vazão da represa Barra do Braúna está em 941m³/s e reservatório com 4,81m de nível.

Ainda no Noroeste do Estado, já em Itaperuna o nível do rio Muriaé ultrapassou a cota de transbordo e alagou ruas do Centro da cidade. O Hospital são José do Avaí suspendeu as internações eletivas e os serviços ambulatoriais. A Prefeitura do Município já havia emitido alerta ontem (13) sobre o risco de novas inundações, que no rio Muriaé ocorrem pela alta intensidade das chuvas na zona da mata mineira.

Já em São Fidélis, no Norte do Estado, na manhã desta sexta o rio Paraíba do Sul pode transbordar na região central da cidade. As fortes chuvas que caíram no município deixaram ruas alagadas, e na zona rural, a localidade de Valão dos Milagres amanheceu completamente inundada após o transbordamento de um córrego e aulas foram suspensas e ocorrências registradas.

O nível do rio Paraíba do Sul, ainda está subindo, pois além das chuvas que caem na região, recebe as águas do rio Pomba, e ainda tem a vazão da represa de Ilha dos Pombos na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais aumentada para 1.800m³/s, subindo mais de 2m nas últimas 24 horas.

Também chove forte na Região Serrana do Estado, e na noite desta quinta-feira (13), chuvas alagaram ruas de Nova Friburgo, o que ainda contribuirá para o aumento do nível do Paraíba em São Fidélis, já que os Rios Bengala e Estrela formam os Dois Rios que deságua no Paraíba no município.

Em Campos dos Goytacazes o Paraíba atingiu a cota de 9,05m nesta manhã e a Defesa Civil segue monitorando. A cota normal é de 5,80m e a de transbordo é 10,40m. As águas já invadiram o cais da Lapa, e algumas ruas do bairro Coroa foram invadidas.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp