19/12/2019 às 15h39min - Atualizada em 20/12/2019 às 08h00min

SJB: Encerrado monitoramento de fragmentos de óleo no litoral

Reunião que oficializou a decisão aconteceu na quarta-feira (18), na sede da Capitania dos Portos de Macaé .

Ascom
Ascom
A operação de monitoramento de praias, em decorrência do surgimento de pequenos fragmentos compatíveis com o óleo que atingiu as praias do Nordeste do país, está encerrada em São João da Barra. Uma reunião na manhã de quarta-feira (18) na sede da Capitania dos Portos de Macaé, entre representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Ibama e Marinha do Brasil oficializou a decisão.

Os primeiros  fragmentos foram encontrados na praia de Grussaí, no litoral de São João da Barra, no dia 21 de novembro. O mesmo tipo de material foi encontrado em mais 3 pontos no litoral do Estado do Rio de Janeiro. A partir daí, foi implantada pela Marinha, Ibama e Agência Nacional de Petróleo (ANP) a operação Norte Fluminense, com apoio da Secretaria do Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e das prefeituras dos municípios costeiros.

Três grupos de trabalho atuaram à frente das ações, com o apoio do Navio Patrulha da Marinha, tendo como base a Capitania dos Portos em Macaé para apoio aéreo e naval.  A Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra comandou as ações nos municípios de São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Campos dos Goytacazes.

"Fomos informados da desmobilização do monitoramento, pois não se observa mais a presença de qualquer tipo de fragmento oleoso. Continuaremos atentos no município, porém a mobilização de pessoal e equipamento foi encerrada por não haver mais perigo ao meio ambiente, destacando sobretudo a saúde e a segurança da fauna local e da população", ressaltou a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Joice Pedra. 

Participaram da reunião o capitão de Fragata dos Portos de Macaé, Walter Cruz Junior, o agente da Capitania dos Portos de São João da Barra, capitão-tenente Francisco Filho, o encarregado da Divisão de Tráfego Aquaviário, primeiro-tenente Washington de Souza. Do Ibama, estiveram presentes a responsável substituta pelo Nupem-RJ, Sílvia Gilardi, e o agente de Emergências Ambientais, José Francisco Barreto.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp