A Prefeitura de São João da Barra instalou nesta quinta-feira (5), placas na antiga foz do Paraíba do Sul, no Pontal de Atafona, alertando que as águas do rio estão impróprias ao banho. A constatação se deu por meio de análise do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) indicando altos índices de Coliformes Termotolerantes.
Após o fechamento da Foz, no final de outubro, o local passou a ser frequentado por muitos banhistas. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, então, solicitou ao Inea uma análise sobre a qualidade da água, visando a segurança e o bem-estar de moradores e visitantes.
Após coleta de cinco amostras em quatro pontos de monitoramento em dias alternados, a partir de seis de novembro, foi constatado que as águas se encontram fora do padrão de balneabilidade, conforme a Resolução 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), de novembro de 2000.
Ação de instalação das placas, nesta quinta-feira, foi efetuada pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos juntamente com a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Coordenação de Defesa Civil.
"Devido ao resultado, foi necessário alertar a população e assim fizemos. Esta iniciativa será intensificada à medida em que o movimento aumentar em razão da chegada do verão. Porém, não houve interdição do local e o Inea continuará realizando o monitoramento da balneabilidade da água", explica a secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra.