28/11/2019 às 16h16min - Atualizada em 29/11/2019 às 07h16min

Frente Fria: previsão de mais chuva aumenta alerta do Grupo de Emergências em Alagementos

Há previsão de chuva até a segunda-feira (02), mas de forma distribuída e com pouca intensidade, segundo o coordenador da Defesa Civil, Edison Pessanha

Redação / Supcom
Reprodução
A chegada de uma nova frente fria nesta quinta-feira (28) vai trazer novas chuvas para Campos dos Goytacazes e já deixa em alerta do Grupo de Emergências em Alagementos. Ações preventidas já vêm sendo feitas para evitar maiores transtornos.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edison Pessnha, há previsão de chuva até segunda-feira (02), mas de forma distribuída por todo o município e de pouca intensidade. 

"Nossa torcida é para que não chova um grande volume concentrado em poucas horas, porque é esse tipo de chuva o que costuma causar maiores transtornos. Como ainda temos uma grande região com pontos de alagamento, o ideal seria não termos precipitações pelo menos nos próximos 20 dias", observa Major Edison.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta nesta quinta (28), com risco de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia para o estado do Rio. O órgão informa sobre o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Como o rio Paraíba do Sul não tem assustado, a preocupação é com o sistema que compõe os rios da região do Imbé, que abastecem a Lagoa de Cima, que deságua no rio Ururaí, que desce em direção à Lagoa Feia, que deságua no mar pelo Canal das Flechas. “É um sistema que necessita de alteração no escoamento, o que não existe desde 1990, com a extinção do Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), que dragava permanentemente os canais”, acrescenta Pessanha.

Em Campos, a previsão para esta quinta (28) é de chuva durante à tarde e toda à noite, segundo o coordenador. 

Além da Defesa Civil Municipal, o Grupo de Emergências em Alagamentos é composto pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIMU), Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), Superintendência de Limpeza Pública (Sulimp) e Empresa Municipal de Habitação (Emhab).
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp