05/11/2019 às 14h52min - Atualizada em 05/11/2019 às 14h52min

Balneabilidade no Pontal de Atafona em análise

Nesta quarta-feira (06) serão feitas as primeiras coletas de amostra da água para saber se está ideal para banho

Ascomp
Natureza Urbana
A balneabilidade no rio Paraíba do Sul, no Pontal de Atafona, após o fechamento da foz, foi o assunto da reunião entre a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Joice Pedra, e o novo superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Frederico de Almeida, nesta segunda-feira (04) na sede do órgão, em Campos dos Goytacazes. Prontamente, Frederico autorizou que nesta quarta-feira (06) sejam feitas as primeiras coletas de amostra da água para saber se está ideal para banho, atendendo a solicitação da Secretaria.
 
Segundo a técnica química do Inea, Maria Cristina Guzzo, o órgão responsável pela coleta de amostras de rios, lagoas e mares nunca analisou a balneabilidade da área do Pontal. Será a primeira vez. A coleta no rio é sempre feita para determinar a salinização. "Iremos coletar durante cinco semanas a água do Paraíba para saber suas condições, conforme determina a Resolução Conama 274/2000", explica.
 
O último boletim de balneabilidade do Inea das praias de Grussaí, Chapéu de Sol, Atafona e lagoa de Grussaí foi divulgado em 21 de outubro. A análise é feita quinzenalmente e o resultado acessado pelo site do Inea. Em Atafona,  o último ponto de coleta foi na área da antiga caixa d'água. De acordo com o boletim o local  está propício ao banho de mar.
 
"A pasta do Meio Ambiente está atenta ao intenso movimento no Pontal. Por isso, estivemos com o superintendente do Inea pedindo que seja incluido no monitoramento pontos de coleta no Pontal de Atafona para análise de balneabilidade, no que fomos prontamente atendidos. Vou estar, nesta quarta-feira, acompanhando a coleta dessas amostras e dando suporte necessário aos técnicos do Inea", diz a secretária Joice Pedra.
 
Ainda de acordo com a secretária, a população precisa estar informada quanto à balneabilidade na área para não se colocar em risco, portanto, a necessidade de dados concretos. "Desde o fechamento da foz, estruturas do governo da prefeita Carla Machado vêm tomando medidas com o objetivo de conservar o local e manter a segurança da população, com orientação e fiscalização do tráfego ilegal de veículos, controle de acessos, disponibilização de salva-vidas e limpeza da área", ressalta.
 
Na reunião, Joice esteve acompanhada do subsecretário Marcos Sá e da gerente da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcelle Terra.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90