A APA da Serra do Itaoca vai passar por revitalização. O espaço vai contar com grande estrutura para receber os visitantes e também sediar competições nacionais de voo livre. As intervenções tiveram início nesta segunda-feira (21), com a recuperação dos paralelos e seguem nos próximos dias conforme previsto no cronograma e de acordo com as condições climáticas. Com a movimentação de veículos pesados e trabalhadores na pista, o acesso ao topo do morro será restrito durante o período de obra e requer atenção dos usuários por medida de segurança.
"Essa medida é extremamente importante para a segurança de todos. A gente orienta às pessoas ou grupos que frequentam o local e empresas que possuem antena baseada no Morro que entrem em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental para consultar as condições do local", frisou o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.
Custeadas com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FUMMAM), que tem destinação exclusiva a ações voltadas para o meio ambiente, as intervenções são compostas ainda por construções de banheiros, guarita, pórtico e estacionamento com 35 vagas. Haverá recuperação do pavimento da pista de subida, canaleta de drenagem, sinalização turística, trilha para corrida e nova pista de voo livre. projetada pela Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) nos padrões para eventos de nível nacional. A previsão é de que a obra dure três meses.
"Com certeza a Serra do Itaoca vai atrair mais frequentadores, será um local para turismo com melhor estrutura para a população e visitantes. Estamos há um ano tratando desse projeto no Conselho da APA do Itaoca, fazendo os ajustes necessários, realizamos a licitação e, agora, realizaremos a obra com toda licença ambiental necessária frisou o secretário.