06/09/2019 às 10h22min - Atualizada em 06/09/2019 às 10h22min

Minha Casa Minha Vida contempla 772 famílias de Campos

A lista com os nomes dos contemplados foi lida após o sorteio e estará disponível, nos próximos dias, no Departamento de Habitação da SMDHS e no Diário Oficial do Município

Supcom
Foto: Antônio Cruz
O Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, contemplará 772 famílias de Campos em três conjuntos habitacionais Novo Horizonte. O sorteio dos novos beneficiários aconteceu de forma transparente e inédita, por meio de sistema eletrônico, nesta quinta-feira (5), no Teatro Municipal Trianon. A lista com os nomes dos contemplados foi lida após o sorteio e estará disponível, nos próximos dias, no Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS). 
 
Além disso, a relação será publicada no Diário Oficial do município, da mesma forma como aconteceu nas demais etapas do processo, como afirmou a assistente social e coordenadora do Programa no município, Raquel Almeida. Para sanar dúvidas, os usuários devem ligar para o telefone da Habitação: (22) 981194088.
 
- A partir de agora, a Secretaria vai enviar os cadastros dos sorteados para a instituição financeira responsável para análise final, no caso, a Caixa Econômica Federal, que vai analisar um a um e chamar para reuniões e apresentação de documentos. Se houver problema cadastral ainda, a Caixa vai comunicar ao município que convocará o sorteado, dando-lhe um prazo para resolver a pendência. Caso não resolva, chamaremos o suplente - explicou Raquel.
 
Ela alertou que os sorteados devem acompanhar as próximas orientações e etapas do processo que serão divulgadas no Departamento de Habitação, no site da Prefeitura e no Diário Oficial. “Sempre ligamos para os usuários, mas nem sempre conseguimos contato por diversas razões”, orientou.
 
O novo conjunto habitacional está sendo construído no bairro Jardim Aeroporto, segundo a diretora de Políticas Habitacionais, Regina Campista. Serão três empreendimentos: Novo Horizonte 1, Novo Horizonte 2 e Novo Horizonte 3, totalizando as 772 novas moradias. 
 
Do total de inscritos, 139 pessoas foram excluídas do processo por diferentes motivos: “ou já ganharam casa, ou porque possuem imóvel próprio, ou não atingiram nenhum critério, ou têm pendência documental ou renda superior a R$ 1.800,00”, informou Raquel, lembrando que existem critérios municipais e nacionais.
 
Representando o Departamento Jurídico da SMDHS, o assessor Thiago Silva acrescentou que o sistema eletrônico de sorteio foi elaborado por uma equipe da Prefeitura com base nos critérios estabelecidos na Portaria nº 163, de 06 de maio de 2016 do Ministério das Cidades e o Decreto Municipal nº 233/2018, que estabeleceu os critérios adicionais, após aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social. “Observamos rigorosamente as condições de enquadramento e critérios nacionais de priorização”, comentou. 
 
Contemplados
 
Mesmo separada do ex-marido, Maria de Fátima Penha da Cruz, 59 anos, ainda morava na mesma casa que ele com filhos e netos e, há seis anos, tentava adquirir sua casa própria. “Era muita humilhação. Agora terei uma vida nova e estou com coração a mil. Só tenho a agradecer a Prefeitura e a Secretaria, onde fui muito bem recebida. Vou levar minha mãe de 80 anos e meu filho que ainda paga aluguel. Vou festejar meus 60 anos na casa nova”, garantiu.
 
Suellen Lima de Souza, 28 anos, tem cinco filhos e também foi sorteada. “Quero agradecer a Deus, ao prefeito Rafael Diniz por nos ajudar a realizar nosso sonho da casa própria, e as pessoas da Secretaria, pois todas as vezes que estive lá, fui muito bem atendida e bem tratada. A emoção é enorme. Não cabe dentro do peito. Rumo à casa própria”, festejou.
 
Carla Ferreira Oliveira, 19 anos, mora com o esposo e o filho de 1 ano, numa casa alugada de um quarto e um banheiro, e também foi sorteada. “Estou muito feliz agora. A casa tem muita poeira e meu filho ficou doente por isso. Estou realizando um sonho e agradeço muito a todos que me ajudaram”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp