11/10/2024 às 20h25min - Atualizada em 11/10/2024 às 20h25min
Dia do Professor com recesso e ponto facultativo em escolas e creches
A medida, válida para segunda e terça-feira, foi publicada por meio do decreto Nº 280, em edição suplementar do Diário Oficial do Município
- Redação
Secom
A Prefeitura de Campos decretou recesso e ponto facultativo para a rede municipal de ensino na segunda e terça-feira, 14 e 15 de outubro, em virtude do Dia dos Professores. A medida está publicada no Diário Oficial do Município (
edição suplementar), por meio do decreto Nº 280, e será válida também para a sede da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).
Desta forma, nestas datas, as unidades escolares da rede estarão fechadas e não haverá aula, como explicou o prefeito Wladimir Garotinho, em rede social, e os atendimentos retornam na quarta-feira (16).
“Nós, da Prefeitura, daremos sim o ponto facultativo nas escolas e creches municipais na segunda e terça-feira. Vocês trabalharam muito esse ano e Campos bateu recorde na nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Então vocês merecem descansar no feriado do Dia do Professor. Muito obrigado pelo trabalho e dedicação”, declarou o prefeito.
Valorização Profissional Diversas ações foram executadas pela Prefeitura de Campos desde 2021, visando promover a valorização profissional. Na área da Educação, uma das principais demandas da categoria era a aplicação do Plano de Cargos e Salários, o que já vem sendo atendido pelo governo municipal. Depois de 8 anos de espera, os servidores municipais passaram a receber as “letrinhas” que se encontravam atrasadas e que indicam o tempo de serviço (progressão horizontal). Também está sendo concedida a promoção vertical (titulação).
Além disso, a Prefeitura colocou os salários em dia, promoveu a equiparação salarial de cerca de 5 mil professores da rede municipal de ensino ao piso nacional; voltou a pagar o adicional de 3% referentes a 120 horas de atualização pedagógica para os professores e pedagogos da rede municipal de ensino; e criou a Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM).
“Também concedemos cerca de 3.400 chromebooks para os profissionais materializando o Projeto Tô Lig@do!, com objetivo de atender à ação estratégica de inclusão e educação tecnológica digital das unidades escolares, na gestão pedagógica e administrativa da Secretaria; e o Programa Bolsa de Primeira Graduação para os servidores públicos ativos e em efetivo exercício na Secretaria, que ingressaram em curso superior em licenciatura na área da educação. Já são cerca de 100 bolsistas recebendo R$ 200/mensais”, exemplificou Tânia.