02/09/2019 às 06h19min - Atualizada em 02/09/2019 às 06h19min

Caminha Campos chega ao topo da cidade

No último sábado os trilheiros subiram o Morro do Itaoca

Erica Viana
Érica Viana

O Projeto Caminha Campos promovido pela Fundação Municipal de Esportes da Prefeitura Municipal, em parceria com o educador físico Flávio Lécio tem realizado passeios que aliam turismo, prática esportiva e conscientização ambiental.

No último sábado(31), cerca de 70 pessoas subiram o Morro do Itaóca, também conhecido como Morro do Rato, para contemplarem do ponto mais alto da planície, o pôr do sol de Campos dos Goytacazes.

Antes da caminhada, o instrutor Riverson Couto conduziu um momento de alongamento e em seguida Flávio Lécio transmitiu orientações de segurança ao grupo.

A subida não foi fácil devido o relevo ser demasiadamente íngrime, porém, após grande esforço, os trilheiros puderam maravilhar-se com a vista panorâmica mais privilegiada do município, de onde é possível visualizar a Lagoa de Cima, a Lagoa Feia, o distrito de Ibitioca às margens da BR-101, os Rios Ururaí e Paraíba do Sul e a cidade como um todo.

Contudo essa é uma programação bem familiar e saudável que integra a sociedade e a natureza, bem como valoriza as riquezas e potenciais turísticos e econômicos de Campos.

Sobre o Morro do Rato

O morro do Itaoca (casa de pedra na língua dos índios) estende-se por cerca de 3,5 km com caminho revestido de paralelepípedos, possui 7 elevações entre as quais o Pico da Andorinha e o Pico da Pedra Negra, e seu ponto culminante atinge 414 metros de altura.

O acesso tomando por ponto de referência o Shopping Estrada é feito pela BR-101 em direção ao Rio de Janeiro, passando por Ururaí, Veiga e pegando a estrada para a Tapera.

O morro fica no distrito de Ibitioca, a aproximadamente 17 km do centro de Campos, o que faz desse, o ponto turístico radical mais próximo da zona urbana, onde os atletas costumam praticar trekking, mountain bike, vôo-livre (parapente e asa-delta) e down hill (é uma das 10 melhores trilhas de down hill do Brasil).

Além das atividades ao ar livre, o local é utilizado como roteiro de peregrinação religiosa, e como base para fixação de transmissores, antenas e estações repetidoras de sinais de telecomunicações das emissoras de rádio, de TV, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Polícia Federal e Civil.

Também é válido lembrar que desde o ano de 2013 foi criado pela Lei Municipal 8424, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Itaoca com a finalidade de garantir a conservação de processos naturais e da biodiversidade, adequando as atividades humanas as características ambientais da área.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp