20/03/2024 às 13h24min - Atualizada em 20/03/2024 às 13h24min

Grande volume de chuvas é previsto em todo estado até domingo

Climatempo alerta para uma situação 'excepcional' e diz que pode chover, em pouco tempo, o esperado para todo o mês de março

- Redação
O GLOBO
Os dias de sol a pino serão substituídos pela chuva no Rio, com a previsão da chegada de uma frente fria ao estado no fim da quinta-feira (21). O fenômeno deve provocar temporais e registrar acumulados de 200 milímetros por dia até o domingo. Por conta da iminência das chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de "grande perigo" — seu maior nível de alerta — de chuvas intensas para o Rio a partir de sexta-feira. Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) convocou uma reunião com representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e das defesas civis Estadual, do Rio e das cidades da Região Serrana, para deixar a população de sobreaviso.

A previsão é que os maiores volumes de chuva sejam registrados no sábado, com a Região Serrana como a mais afetada. Segundo o Climatempo, a quinta-feira começará com sol, com chances de pico de calor no estado, devido ao pré-frontal, condição que antecede a chegada de uma frente fria. Ao fim do dia, a frente fria se aproxima, com a formação de nuvens carregadas e há previsão de pancadas de chuva, com chances de temporal, de acordo com o instituto.

— A gente vem de um cenário de dias muitos quentes no Rio e terá uma frente fria muito importante, que vai quebrar esse cenário. Esse é um contexto de choque de massas, uma muito quente com uma muito fria, o que preocupa os meteorologistas — explica Guilherme Alves, meteorologista do Climatempo, sobre o contexto que deve motivar os temporais.

Já entre sexta-feira e sábado, essa frente fria se desloca lentamente sobre o estado e levará chuva para todas as regiões. O alerta do Climatempo é que essa será uma situação "excepcional", com chuva persistente, caindo de forma intensa, o que "irá acarretar acumulados extremamente elevados, que podem superar o volume médio para todo o mês de março em apenas 24/48 horas".

O acumulado de chuva pode variar de 300 a 500 milímetros na Região Serrana, na Baixada Fluminense e no Litoral Norte de quinta a domingo, mais que o dobro do esperado para esta época do ano. 

Águas de março

Responsável por emitir avisos meteorológicos, o Inmet dispõe de três níveis: o amarelo (perigo potencial); laranja (perigo); e vermelho (grande perigo). Nesta quarta-feira, o estado ainda está enquadrado na cor amarela pelo instituto, mas passará ao nível vermelho a partir da meia-noite de sexta-feira.

Além dos grandes volumes de chuva, o aviso destaca a previsão de ventos superiores a 100 km/h. "Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário", pontua o sistema do Inmet.

— Pelas nossas avaliações, há um grande perigo para essas chuvas torrenciais. Só que colocamos o estado inteiro (nesse aviso) porque os modelos meteorológicos que a gente consulta ainda não definiram uma área preferencial — observa o meteorologista Thiago Sousa, do Inmet-Rio.

O que o meteorologista do Inmet explica é que, apesar do fim do verão no calendário, "não existe o botão de 'liga e desliga'" de uma estação para a outra. Por isso, mesmo com o outono, a climatologia costuma esperar chuvas intensas até o mês de abril.

— A atmosfera leva um período de dias e semanas para começar a ganhar as características da nova estação. Tom Jobim estava errado ao falar das águas de março fechando o verão, porque as chuvas de abril ainda são resquícios do verão — completa Thiago Sousa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp