28/02/2024 às 11h11min - Atualizada em 28/02/2024 às 11h11min

Estado do Rio registra nove mortes por dengue

Ao todo, são investigados outros 75.790 mil casos prováveis da doença

- Redação
O DIA
O número de mortes por dengue subiu para nove nesta terça-feira (27). Os casos mais recentes foram registrados em Volta Redonda, Três Rios e Resende. Ao todo, o estado investiga outros 75.790 mil casos prováveis da doença. As informações foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta (28).  ​De acordo com o último balanço divulgado, até o momento, foram registrados 587 casos confirmados de dengue em Campos só neste ano e 25 de chikungunya. Não há confirmação para zika no município.

Segundo a Secretária Municipal de Volta Redonda, a primeira vítima confirmada foi uma mulher de 79 anos, portadora de meningioma - tumor benigno nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal - com uso de corticosteróides, medicamentos antiinflamatórios que podem causar diversos efeitos adversos.

Até a última sexta (23), o estado tinha seis óbitos, sendo dois na capital, um em Itatiaia, um em Mangaratiba, um em Cachoeiras de Macacu, e um total de 59.162 casos investigados. Dois dias antes, o governo do estado já havia decretado epidemina da dengue, devido ao número registrado ser 20 vezes acima o esperado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). 

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) antecipou, nesta esta terça-feira (27), a vacinação contra a dengue para crianças de 11 anos. O imunizante estava disponível ao grupo de 10 anos, desde a última sexta-feira (23).

Cidades da Baixada Fluminense também aderiram a vacinação. Além de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Seropédica, outras sete cidades da região começaram a aplicação, entre esta segunda (26) e terça-feira (27). A campanha prioriza crianças de 10 e 11 anos, mas pretende chegar na faixa dos 14 de forma gradual.

Magé, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Itaguaí, Belford Roxo e Queimados são as cidades que começaram a aplicar no início desta semana. Na última quinta-feira (22), chegaram mais de 230 mil doses da vacina na Central Geral de Armazenamento da Secretaria Estadual de Saúde, em Niterói, na Região Metropolitana, que foram distribuídas para diversas regiões do Rio de Janeiro.

Sintomas e recomendações

Os sintomas mais comuns da dengue são febre, dor muscular, dor de cabeça, náusea e dor nas costas. Entre as recomendações gerais para eliminação dos criadouros do mosquito que transmite a dengue, a secretaria listou a eliminação de pratos de plantas ou o uso de um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água; o descarte de pneus usados em postos de coleta da refeitura; a retirada dos quintais de objetos como potes e garrafas, que acumulam água; verificação de possíveis vazamentos em qualquer fonte de água; tampar ralos; manter o vaso sanitário sempre fechado; identificar sinais de umidade em calhas e lajes; verificar a presença de organismos vivos na água de piscinas ou fontes ornamentais.

Atendimento em Campos 

UBS, UPH e CRD PRONTOS PARA ATENDER A POPULAÇÃO - Os pacientes com sintomas leves podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pois não requer maiores intervenções. Já as Unidades Pré-Hospitalares (UPH) realizam o atendimento aos pacientes que necessitam da realização de exames de sangue, hidratação e outros procedimentos necessários. O Centro de Referência da Dengue (CRD) tem capacidade para realizar exames, com resultados no dia seguinte e internação, quando necessário, no Hospital dos Plantadores de Cana, que fica ao lado da unidade.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp