14/02/2024 às 21h41min - Atualizada em 14/02/2024 às 21h41min

Rio confirma segunda morte por dengue; doença já matou 4 pessoas no estado

Quarta vítima é um jovem, morador de Senador Camará, que teve dengue hemorrágica.

- Redação
G1
A Prefeitura do Rio confirmou, nesta quarta-feira (14), a segunda morte por dengue em 2024 na cidade. O estado do RJ já registrou quatro mortes, e a capital vive uma epidemia da doença.

O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, informou que a vítima é um jovem morador de Senador Camará, Zona Oeste, que teve dengue hemorrágica.

"É o segundo óbito de dengue e isso gera um alerta para as pessoas que tiverem febre, dor no corpo, dor atrás do olho, sintomas de gravidade, como manchas vermelhas na pele, dor abdominal. É preciso procurar uma unidade de saúde para acompanhamento", disse.

"A gente pode evitar a gravidade, evitar o óbito por dengue, com uma boa hidratação e o cuidado adequado", completou.

No início de fevereiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) decretou estado de emergência em saúde pública por causa da doença.

A vacinação no Rio contra dengue começa nos próximos dias em Guaratiba, local de grande incidência da doença.

"A gente começa a vacinar 40 mil pessoas na região de Guaratiba. É um momento muito importante porque é uma pesquisa que vai embasar as próximas fases de vacinação para o Brasil todo. A gente vai vacinar o público de 20 a 40 anos."

17,5 mil casos no RJ

O Estado do Rio de Janeiro registrou 17.544 casos de dengue apenas no mês de janeiro deste ano. O número é 12 vezes maior que o registrado em janeiro do ano passado (1.441).

Dos 92 municípios fluminenses, 14 apresentam taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes. Os destaques são Itatiaia, Cambuci, Resende e Piraí.

Os sintomas da doença são: febre alta, dores nas articulações, dores atrás dos olhos e manchas na pele. O atendimento de saúde deve ser procurado para evitar que os casos não se agravem e combater os focos de mosquito.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp