27/08/2019 às 10h57min - Atualizada em 27/08/2019 às 10h57min

A importância social do Educandário São José Operário em Campos e região

Esse foi o tema no programa “A Voz de Campos” desta terça-feira (27)

Redação
Jornal Aurora
Fundado em 1º de maio de 1963, o Educandário para Cegos tem como objetivo reabilitar, capacitar e incluir o deficiente visual na comunidade como ser ativo da mesma. Sob regime de Centro Dia ou contraturno escolar são atendidas diariamente 173 pessoas com múltiplas deficiências, de zero a 3ª idade. Entre os serviços, a Equoterapia, atividade com o uso do cavalo como agente reabilitador.

Por isso, o programa "A Voz de Campos" desta terça-feira (27) com a apresentação de Germando Santos, abordou o tema “A importância social do Educandário São José Operário em Campos e região”, recebendo no estúdio a coordenadora geral Angélica Pereira, a assistente social Geovanna Neves, o assistido Vanderson Almeida, e o nosso comentarista Luiz Henrique.

O educandário para cegos é uma associação segundo a tipificação dos serviços socioassistenciais, mantida com os convênios
Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS ), e Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMPDCA) firmados com a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (PMCG) e o Governo Federal.

“O principal objetivo da instituição é proporcionar aos assistidos uma autonomia que os leve a uma inclusão social e a melhoria na qualidade de vida. Sendo assim reconhecer a grande importância da família na concordância e relevância da diversidade corroborando com a sobrecarga familiar. Também desenvolvendo um trabalho voltado à reabilitação, capacitação e inclusão do deficiente visual, total e parcial e de múltiplas deficiências, promovendo o desenvolvimento de suas potencialidades com vistas à sua integração social.” Disse Angélica Pereira.

Serviços oferecidos:

Facilitadores para baixa visão, escrita cursiva, estimulação precoce e essencial, orientação e mobilidade (O.M.), atendimento de pré – braille, sistema braille de ensino, soroban, atendimento educacional especializado, educação ambiental (jardim sensorial), biblioteca (áudio, braille e ampliada), dança e experimentação corporal (piscina e sala), informática adaptada, aulas de bateria e percussão, modelagem em argila (caminhos de barro), psicologia, atividades com o uso do cavalo como agente reabilitador, pedagogia, serviço social.

Para assistir o programa completo, basta acessar o link: Clique aqui!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp