16/01/2024 às 17h57min - Atualizada em 16/01/2024 às 17h57min

Cláudio Castro determina criação de plano de ações para a recuperação de municípios prejudicados pelas chuvas

Após reunião com ministros e prefeitos, no Palácio Guanabara, técnicos se reunirão para mapear as demandas das cidades da Região Metropolitana

- Redação
Ascom
O Governo do Estado está desenvolvendo, em conjunto com as prefeituras da Região Metropolitana e o Governo Federal, um plano de ação para atender as demandas das cidades afetadas pelas chuvas do último fim de semana. O anúncio foi feito pelo governador Cláudio Castro, que se reuniu nesta terça-feira (16/01), no Palácio Guanabara, com ministros e prefeitos para agilizar a recuperação dos municípios.

O encontro contou com a presença dos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do Meio Ambiente e Mudança do Clima substituto, João Paulo Capobianco; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome substituto, Osmar Almeida Júnior; e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Na reunião, o governador Cláudio Castro determinou que órgãos e secretarias estaduais se reúnam, nesta tarde, no Palácio Guanabara, com representantes do Governo Federal e técnicos das prefeituras para finalizar o planejamento de obras e projetos para a normalização das áreas que foram prejudicadas pelo temporal.

- Como eu venho afirmando, não tem chuva do município, do Estado ou do Governo Federal. O momento é de trabalharmos com muita integração para entregarmos resultados com total agilidade para os moradores de cada cidade atingida. As equipes do Governo do Estado estão em contato permanente com os municípios, para atender rapidamente as necessidades apontadas. Quero ressaltar aqui que o Governo Federal também está nessa força-tarefa, e a presença de cada um dos ministros demonstra o apoio e atenção com o nosso Estado e a população fluminense – declarou Castro.

Um dos pedidos do governador para o Governo Federal é a liberação de mais de R$ 730 milhões do Novo PAC para o projeto de controle de inundações e recuperação ambiental das bacias do rio Iguaçu-Botas e do rio Sarapuí. A ação foi solicitada pelo Estado do Rio, em novembro de 2023, junto ao programa. Os trabalhos serão coordenados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). No total, o Estado do Rio cadastrou 84 ações de prevenção a desastres naturais, totalizando R$ 6,9 bilhões de investimentos em drenagem urbana, contenção de encostas e urbanização de comunidades.

- Não faltará o apoio do Governo Federal para a reconstrução do Rio de Janeiro, para o plano desenvolvido pelo Governo do Estado, baseado nas necessidades de cada município. Viemos aqui para ouvir a todos, para assistir à comunidade - disse o ministro Waldez Góes.

Durante o encontro, Castro destacou a integração de diferentes esferas de governo, consolidando uma grande força-tarefa para socorrer os municípios e cidadãos fluminenses. O governador citou ainda a atuação dos órgãos estaduais em diversas frentes, inclusive humanitária. Já foram distribuídas mais de 10 mil refeições, 1,7 mil unidades de garrafas e copos de água, 2.547 fardos de água, 2,5 mil cestas básicas, 600 colchões, 2,2 mil insumos, entre kits de higiene pessoal e limpeza e 150 kits de enxoval, com travesseiro e cobertor. Para a limpeza e desobstrução das vias, canais e rios, foram enviadas mais de 100 máquinas, como caminhões e retroescavadeiras, para municípios.

Estavam presentes na reunião prefeitos de nove cidades: Rogério Lisboa, de Nova Iguaçu; Dr. João, de São João de Meriti; Waguinho, de Belford Roxo; Wilson Reis, de Duque de Caxias; Glauco Kaizer, de  Queimados; Abraãozinho, de Nilópolis; Fernanda Ontiveros, de Japeri; Jorge Miranda, de Mesquita; Axel Grael, de Niterói; e Maneko Artemenko, de Paulo de Frontin.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp