29/12/2023 às 13h00min - Atualizada em 29/12/2023 às 13h00min

Saúde do RJ alerta para casos de intoxicação por uso de pomadas de cabelo

Mais de 130 atendimentos relacionados à utilização de diferentes marcas deste tipo de produto foram registrados em cinco dias

- Redação
Secom
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) emitiu um alerta para que as equipes de Vigilância em Saúde dos municípios monitorem em suas cidades possíveis casos de intoxicação a partir do uso de pomadas modeladoras de cabelo.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da SES-RJ foi notificado sobre um aumento de registros de casos no município do Rio de Janeiro, o que motivou o alerta para todo o estado. Entre 23 e 27 de dezembro, foram registrados 177 atendimentos, 132 casos relacionados à utilização de diferentes marcas deste tipo de produto. Há ainda 45 em investigação.

Os principais sintomas relatados até o momento foram dor, ardência ocular, irritabilidade, fotossensibilidade, edema palpebral, lacrimejamento, perda de acuidade visual e hiperemia, que é o aumento da circulação de sangue, com vermelhidão nos olhos. O Cievs estadual alerta as unidades de saúde para o monitoramento de outros possíveis casos.

Em 26 de dezembro de 2023, a Anvisa publicou um alerta para orientar a população quanto ao uso de produtos cosméticos durante as festas de fim de ano. A Anvisa orienta que a ocorrência de quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de produtos para trançar e modelar os cabelos ou de outros produtos cosméticos seja comunicada à agência.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp