23/08/2019 às 18h15min - Atualizada em 24/08/2019 às 10h43min

A importância de prevenção no controle de pragas urbanas

O Controle Integrado de Pragas é baseado em higiene e prevenção como ferramentas, incorporam também, ações preventivas em sua aplicação. Exemplo; a diminuição do uso de praguicidas tóxicos, minucioso estudo dos ciclos de vida das pragas. Com essas informações em mãos, definimos as medidas apropriadas para o combate e quais critérios serão utilizados na aplicação

DINO
https://www.osaka.com.br/
Reprodução

Conviver com pragas urbanas é como dormir com o inimigo. Não há nenhuma segurança quando os insetos e animais estão próximos. Eles são importantes para o ecossistema, mas quando estão descontrolados em ambientes urbanos viram pragas, causando problemas sérios. Alguns insetos chegam no seu local por transporte passivo. Por exemplo, percevejos-de-cama podem vir dentro de malas, baratas através de sacolas de supermercado e cupins de móveis antigos de um brechó. São inúmeras possibilidades de entrada que no dia a dia passam despercebidas. O ideal é prevenir. Porem, às vezes fica impossível controlar os elementos de atratividade das pragas urbanas. Quando há uma infestação, a melhor solução é a dedetização.

Entende-se por Pragas Urbanas os insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que oferecem risco à saúde humana. Os principais exemplos são baratas, mosquito-da-dengue, cupins, formigas, escorpiões, morcegos, ratos, pombos, aranhas, entre outros. Estes se encaixam na lista de animais sinantrópicos, expressão utilizada para designar animais que habitam locais próximos ao homem e se adaptam a viver junto deste. Estes animais, ou pragas urbanas, têm origem anterior à civilização do homem, mas seus danos só aconteceram depois do desequilíbrio ecológico que ele próprio causou. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, são animais que se adaptaram muito bem a vida com o homem, mas não são os domésticos.

 

As pragas urbanas têm por características biológicas o alto índice de resistência e a adaptação sobre os mais diversos meios. Por isso, o ambiente urbano torna-se o principal habitat para essas espécies, pois, oferece condições como umidade, alimentação e muitos ambientes baldios. Com isso, o seu extermínio é bastante dificultado. A maioria dessas espécies costuma se reproduzir durante o inverno e se prolifera durante o verão.

São muitas as doenças causadas pelas pragas urbanas. A principal delas, atualmente, é a dengue. Ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, que também é responsável pela Febre Amarela, e pode até matar. Outra doença que costuma ser causada por pragas é a Leptospirose, transmitida através do contato humano com a urina do rato. Seus sintomas são semelhantes aos da gripe, e também pode matar. Portanto, nota-se que o controle das pragas não é somente uma questão de conforto e higiene, mas um caso de saúde pública.

Quais os perigos e prejuízos que as pragas Urbanas podem trazer?

Contaminam os alimentos

As pragas urbanas, antes de invadirem uma residência, andam por inúmeros lugares sujos como ruas, lixeiras, caixas de gordura, ralos, tubulações e outros similares. Com isso são fixados em seus corpos pequenos microrganismos que podem contaminar seus alimentos e utensílios domésticos.

Destroem alimentos

Os cupins são os campeões nesta modalidade. Estas pragas em específico se nutrem silenciosamente por anos da celulose contida nos objetos de madeira de uma residência. Quando a pessoa perceber a infestação, seus pertences podem estar Danificados.

Os cupins também podem danificar estruturas de madeira como tetos e rodapés. Eles não chegam a derrubar edificações, mas podem contribuir para a sua deterioração. É importante sempre cuidar da manutenção destes locais.

Disseminam doenças

Esse é um dos principais motivos para realizar periodicamente o controle de pragas urbanas e vetores. Os insetos e animais são os perigosos vetores de doenças.

Os mosquitos podem proliferar dengue, zika, chikungunya. Já as baratas e formigas geram problemas no sistema gastro intestinal. Os percevejos, que vivem em cama causam irritação, coceira e alergias. Cada uma pode causar um problema diferente.

Deixam um aspecto sujo no ambiente

Ponto importante, quanto mais pragas no ambiente, mais acúmulo de excrementos. Além disso, alguns insetos e animais como baratas e ratos possuem um cheiro característico forte, principalmente se estiverem em bandos. Ratos ainda deixam manchas oleosas nas paredes.

Atraem mais pragas urbanas

Alguns animais como os escorpiões se alimentam de baratas e aranhas. Se estas pragas estiverem em um ambiente, podem atrair ainda mais problemas. Afinal, comida é um dos principais elementos de sobrevivência e atração para elas.

O que é o controle de pragas urbanas e suas vantagens?

Controle de Pragas urbanas é uma forma preventiva para evitar o excesso deste tipo de animal em uma residência, empresa ou terreno. Com planejamento, os produtos certos são usados para evitar a proliferação, também a transmissão de doenças. O Controle de Pragas é baseado em higiene e prevenção como ferramentas, incorporam também, ações preventivas em sua aplicação. Exemplo; a diminuição do uso de praguicidas tóxicos, minucioso estudo dos ciclos de vida das pragas. Com essas informações em mãos, definimos as medidas apropriadas para o combate e quais critérios serão utilizados na aplicação.

O sistema conhecido como Controle de Pragas, envolve a identificação dos problemas, monitoramento das pragas e adoção de uma estratégia de controle correta para sua residência, empresa ou indústria. É preciso registrar, contudo, que o crescimento do número de insetos e pequenos animais nas cidades é fruto do processo de crescimento desordenado e das desigualdades econômicas e estruturais preponderantes no espaço urbano. Assim, em razão da falta de investimentos e planejamento, muitas regiões sofrem com a falta de estrutura — a exemplo de bairros em periferias que apresentam muitos esgotos a céu aberto , o que proporciona a proliferação de pragas e as doenças por elas causadas. Para combater as pragas, não basta simplesmente uma boa dedetização, mas sim de uma correta política de democratização dos espaços na cidade.

Com esta necessidade, de prevenção e de uma prestação de serviços altamente qualificada, atendendo padrões de qualidade, a OSAKA está constantemente se modernizando para melhorar sua atuação no combate as pragas urbanas. Foi com esse pensamento que a empresa ampliou sua sede, inaugurando um segundo prédio próprio, aumentando assim sua capacidade de atendimento.

“Os grandes responsáveis por este sucesso são nossos colaboradores. Desde os empregados de base, tais como os porteiros e faxineiros até os cargos executivos, todos estão envolvidos e direcionado a fazer o melhor pela satisfação de nossos clientes”, conclui, Francisco Teodoro, CEO da empresa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp