26/10/2023 às 10h20min - Atualizada em 26/10/2023 às 10h20min

Temporal faz dia virar noite e causa transtornos no Rio

Segundo relatos, sirenes foram acionadas em comunidades da Zona Norte; Rio entrou em estágio de mobilização

Jornal Aurora - Redação
O DIA
As fortes chuvas e as densas nuvens deixaram o Rio de Janeiro escuro, na manhã desta quinta-feira (26). Segundo relatos, sirenes foram acionadas nas comunidades do Fogueteiro e Prazeres, no Rio Comprido, na Zona Norte. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), às 6h20, a cidade entrou em estágio de mobilização, devido à previsão de chuva moderada a forte e ventos que podem chegar até 76 km/h nas próximas horas.

O COR registrou 26 bolsões d'água na cidade. Além disso, o órgão informou os locais com maiores volumes de chuva nas zonas Norte e Oeste: Grajaú (19,2mm); Bangu (18,2mm); Madureira (17,8mm); Jacarepaguá/Tanque (17,8mm) e Santa Cruz (17,4mm). 
Publicidade

Além dos alagamentos, três quedas de árvores foram contabilizadas: Cidade Nova, na Zona Central, em Laranjeiras, na Zona Sul e em Vila Valqueire, na Zona Oeste. A Defesa Civil foi acionada para uma queda de estrutura na Avenida Monsenhor Félix, em Vaz Lobo, na Zona Norte. No entanto, não houve a necessidade de realizar o acionamento de sirenes.
Publicidade

De acordo com o Alerta Rio, esta quinta-feira teve um transporte de umidade do oceano que manterá o tempo instável na cidade. Assim, o céu ficará nublado a encoberto, com previsão de chuva moderada a forte, em qualquer momento. As temperaturas ficarão estáveis, com mínima de 20°C e máxima de 28°C. Já os ventos, podem chegar até 76 Km/h.

O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto. Sobre os volumes de chuva na cidade, o COR detalhou quais os níveis considerados fracos, moderados, fortes ou muito fortes. Até 0,5 mm/h: chuva fraca; entre 0,5 e 25 mm/h: chuva moderada; de 25,1 a 50 mm/h: chuva forte; maior de que 50 mm/h: chuva muito forte.

Previsão para os próximos dias
Na sexta-feira (27), ventos em médios níveis da atmosfera manterão o tempo instável, com previsão de chuva fraca isolada a qualquer momento. A chuva poderá passar de 5mm/h em pelo menos um ponto da cidade.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp