19/06/2023 às 19h25min - Atualizada em 20/06/2023 às 00h03min

BH realiza Encontro Nacional do Terceiro Setor

Evento contou com a participação de representantes da iniciativa privada, poder público e organizações sociais de 15 Estados da Federação

SALA DA NOTÍCIA Naves Coelho
Antenados Produtora
Com o apoio do SEBRAE/Minas e CDL, foi realizado em Belo Horizonte, na última semana, o 18º Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS 2023), um dos maiores eventos do Terceiro Setor no Brasil. Fruto de parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAOTS), e a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG), o evento aconteceu no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

O encontro, em sua origem, foi idealizado pelo advogado especializado em terceiro setor, Dr. Tomáz DE Aquino Resende, reúne anualmente representantes de organizações sociais, iniciativa privada e poder público para troca de experiências, ideias e conhecimentos. Neste ano, um dos assuntos em destaque foi a sustentabilidade das organizações sociais.

Na edição deste ano, foram realizadas discussões com atores importantes do terceiro setor e autoridades públicas. Um dos palestrantes convidados foi o professor Antônio Anastasia, atual ministro do Tribunal de Contas da União, que falou sobre “A importância da participação e das parcerias com a sociedade civil para as políticas públicas e a garantia de direitos”.

O evento contou ainda com mais de vinte representantes dos Ministérios Públicos de Minas Gerais (MPMG) e de mais oito estados da Federação, da Fundação CDL e da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig) e diversas outras associações e fundações de assistência social, cultura, educação, saúde e outras. Para o idealizador do ENATS, Dr. Tomáz de Aquino Resende, o evento é uma oportunidade de mostrar para a sociedade a importância desse setor e o potencial da atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em conjunto com o Estado e as empresas.

“O terceiro setor funciona melhor se for junto com Estado e com as empresas, cada um no seu papel. O governo governando, fazendo regras, fomentando, o mercado financiando e as organizações fazendo”, comenta.

Por receber autoridades de todo o Brasil e promover discussões importantes e pertinentes ao terceiro setor, segundo o diretor da Fundamig, o ENATS é o momento de divulgar tudo que está sendo feito e compartilhar ideias. O resultado são novas parcerias, movimentos e desenvolvimento de projetos inovadores. Dr. Tomáz Resende lembra que as discussões no ENATS já renderam bons frutos e são decisivas para o futuro do terceiro setor.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp