18/06/2023 às 11h59min - Atualizada em 19/06/2023 às 00h03min

Montagem de moradias sustentáveis para desabrigados em São Sebastião começa no dia 21

Com o avanço das obras de terraplanagem e fundações, iniciadas em março, projeto entra na fase de instalação das edificações

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/construcao-de-moradias-sustentaveis-para-desabrigados-em-sao-sebastiao-comeca-no-dia-21/

O atendimento a 704 famílias desabrigadas pelas chuvas extremas de fevereiro em São Sebastião vai ganhar um reforço decisivo na próxima quarta-feira (21). Com o avanço das obras de preparo do terreno e fundações iniciadas em março, o Governo de São Paulo vai começar a montagem de 518 moradias sustentáveis no bairro Baleia Verde, utilizando tecnologia de estruturas pré-moldadas. O sistema permite a entrega dos imóveis em curto prazo e também reduz impactos ambientais.

O empreendimento contratado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) está sob responsabilidade da construtora Tecverde, que fabrica os módulos no Paraná. Há um mês, o governador Tarcísio de Freitas visitou a fábrica ao lado do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, e do presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino.

“É uma fábrica que trouxe tecnologia de construção industrializada e que vamos usar em São Sebastião. Quem perdeu tudo tem muita pressa, e essa tecnologia reduz significativamente o tempo das obras”, afirmou o governador na ocasião.

O material para erguer os primeiros blocos de apartamentos já está sendo transportado do Paraná para São Sebastião. Conhecido como “wood frame”, o sistema construtivo empregado no bairro Baleia Verde permite que prédios com quatro pavimentos e 16 apartamentos sejam erguidos em poucas semanas – os módulos saem prontos da fábrica, já com acabamento e instalações elétricas e hidráulicas.

A tecnologia “wood frame” é baseada em um sistema industrializado de produção de casas e apartamentos de forma rápida e ecológica, que requer menos mão-de-obra e reduz a produção de resíduos em até 85% na comparação a construções convencionais. O Governo de SP estuda a ampliação do uso dessa técnica em outros conjuntos habitacionais no estado, agilizando a construção de novas moradias.

Conjuntos habitacionais

O Governo de São Paulo está investindo R$ 72 milhões nas novas moradias do bairro Baleia Verde. Serão dois conjuntos habitacionais em dois terrenos que somam 39 mil m², totalizando 30 edifícios de quatro pavimentos, com quatro apartamentos de 41 m² por andar. Haverá ainda 20 unidades térreas e 18 moradias para pessoas com deficiência, além de quatro centros de apoio ao condomínio.

O Governo do Estado também está construindo outras 186 unidades no sistema de alvenaria estrutural na região de Maresias. Serão quatro edifícios com quatro pavimentos, com oito apartamentos de 44 m² por andar, construídos em um terreno de 12 mil m².

A previsão do Governo de São Paulo é concluir todos os empreendimentos até novembro, num investimento total de R$ 210 milhões.

Perspectiva do projeto habitacional de Baleia Verde:
https://api2.enscape3d.com/v3/view/8da26c41-3556-45f2-8e94-09d80e6173b4

Vídeo do transporte dos painéis construtivos:
https://we.tl/t-WBuxMusxFQ

O post Montagem de moradias sustentáveis para desabrigados em São Sebastião começa no dia 21 apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp