15/06/2023 às 15h44min - Atualizada em 17/06/2023 às 00h03min

Governo de SP entrega Condomínio Vida Longa para idosos de Catanduva

Equipamento comunitário de moradia assistida é destinado a idosos em situação de vulnerabilidade social

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/release/governo-de-sp-entrega-condominio-vida-longa-para-idosos-de-catanduva/

O Governo de São Paulo entregou nesta quinta-feira (15), em Catanduva, um condomínio do Programa Vida Longa, que integra a política habitacional e de proteção ao idoso do Governo do Estado. Trata-se de um equipamento comunitário de moradia assistida destinado aos idosos autônomos e em vulnerabilidade. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social (SEDS) e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDHU) articulada com os municípios paulistas interessados.

O investimento na obra foi R$ 3,7 milhões e o principal objetivo é garantir proteção social e qualidade de vida a pessoas idosas que vivenciam situações de isolamento social e fragilidade nos vínculos familiares.

“O Programa Vida Longa cumpre um papel social e habitacional importantíssimo na ampliação da rede de proteção aos idosos. Com uma moradia digna, bonita, segura e que lhe proporcione uma vinculação afetiva com vizinhos, amigos e familiares, esse idoso sai das estatísticas de violência, abandono e institucionalização. Tudo isso melhora sua autoestima, sua saúde física e mental”, comemorou o secretário Gilberto Nascimento, do Desenvolvimento Social.

Acolhimento e acessibilidade
O condomínio de Catanduva, batizado de Residencial Irmã Anália Nunes, conta com 28 unidades. Cada uma possui cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Os imóveis foram projetados segundo parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelece um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.

Itens de segurança e acessibilidade constam no projeto, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. Recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.

Para incentivar o processo de socialização dos moradores, o residencial tem espaços comuns de convivência e lazer, salão com refeitório, local para assistir televisão, área externa com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, jardim, horta elevada e paisagismo.

A SEDS é responsável pelas diretrizes da gestão social do programa, a definição dos critérios de seleção dos beneficiários. Realiza a assessoria permanente e oferece apoio técnico aos municípios durante todas as etapas de implantação do programa por meio da Coordenadoria de Ação Social (CAS) e de suas Diretorias Regionais (DRADS).

A gestão municipal é responsável pela indicação e doação de terrenos para a construção dos imóveis e pela gestão e manutenção do empreendimento após a conclusão das obras. O investimento é a fundo perdido e o morador não paga taxa de ocupação, nem contas de água e luz.

Para ter acesso ao programa
O Programa Vida Longa destina-se a pessoas idosas de ambos os sexos, a partir dos 60 anos, em situação de vulnerabilidade material e relacional, inscritas no CadÚnico, que vivam, preferencialmente, sozinhas e com fragilidades nos vínculos familiares. Para mais informações, os interessados devem se dirigir ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do município.

O post Governo de SP entrega Condomínio Vida Longa para idosos de Catanduva apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp