07/06/2023 às 10h01min - Atualizada em 09/06/2023 às 00h03min

Sabesp: gestão paulista inicia estudos para desestatização

Órgão ligado ao Banco Mundial será responsável por estudar viabilidade técnica de proposta de desestatização

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/sabesp-gestao-paulista-inicia-estudos-para-desestatizacao/
DownloadGoverno do Estado de SP
International Finance Corporation iniciou os estudos de pré-viabilidade técnica da proposta no âmbito do programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP); cronograma foi apresentado nessa terça-feira (6) ao governador Tarcísio de Freitas

O Governo de São Paulo deu mais um passo rumo à desestatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A International Finance Corporation (IFC), instituição ligada ao Banco Mundial, iniciou os estudos de pré-viabilidade técnica da proposta no âmbito do programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Com duração de 14 meses, o cronograma de trabalho foi apresentado nessa terça-feira (6) ao governador Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes.

“A proposta do nosso governo para a Sabesp é fazer um modelo que combine melhora na qualidade do serviço e queda na tarifa. Isso é perfeitamente possível. A desestatização vai aumentar a capacidade de investimento da Sabesp, o que amplia a eficiência, diminui a perda de água na rede e dá muito fôlego para a universalização plena de abastecimento e saneamento em São Paulo”, declarou Tarcísio.

Estruturados em etapas, os estudos da IFC estão na fase de definição do plano de trabalho e vão prosseguir para a análise de pré-viabilidade da proposta. Após as duas etapas, haverá a definição da modelagem proposta para o negócio.

Caso os estudos comprovem que a proposta trará benefícios significativos, como aumento da eficiência operacional da empresa e melhoria da qualidade de serviços, incluindo expansão e antecipação das metas de universalização de abastecimento e saneamento, o processo de desestatização será estruturado.

O Governo de São Paulo detém o controle da Sabesp, que é gerida em regime de sociedade anônima de capital aberto, com 50,3% do capital social da empresa. O restante das ações é negociado na B3 de São Paulo e na Bolsa de Nova York. Atualmente, a Sabesp atende mais de 27 milhões de pessoas – cerca de 70% da população urbana estadual – em 375 das 645 cidades paulistas.

PPI-SP

O Programa de Parcerias de Investimentos tem como objetivo ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo. A carteira estadual de projetos é estimada em mais de R$ 180 bilhões, entre capital privado e público.

A iniciativa é baseada em sustentabilidade de projetos, segurança jurídica, estabilidade das normas e observação das melhores práticas nacionais e internacionais. Esses pilares norteiam a relação entre o Governo do Estado e empresas parceiras.

O post Sabesp: gestão paulista inicia estudos para desestatização apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp