07/06/2023 às 11h30min - Atualizada em 08/06/2023 às 00h03min

Culturas agrícolas de São Paulo devem aumentar produção na safra 22/23

Amendoim se destaca e consolida estado como maior produtor. Projeção também prevê boa safra para algodão, café e soja.

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/culturas-agricolas-de-sao-paulo-devem-aumentar-producao-na-safra-22-23/
DownloadDivulgação/secretaria de Agricultura e Abastecimento

 

A previsão para o setor agrícola paulista referente à safra 2022/23 é otimista, com dezenas de produtos com desempenho positivo em relação à área cultivada, produção e produtividade. Os destaques são as culturas de amendoim, algodão, café e soja.

O diagnóstico é fruto do levantamento das previsões de área e produção de culturas agrícolas no Estado de São Paulo, realizado entre os dias 1º de fevereiro e 9 de março de 2023 pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA/APTA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Foram levados em conta os dados de área, produção e produtividade no Estado de São Paulo para comparar com os números obtidos na safra 2021/2022. Deve-se considerar que os resultados estimados refletem a situação atual das culturas e dependem, entre outros fatores, da continuidade das boas condições climáticas para serem confirmadas.

Em destaque: amendoim, algodão, café e soja

Um dos cultivos que merecem destaque é o amendoim, produto que apresenta evolução na expansão de área e na produtividade, consolidando ainda mais São Paulo como maior produtor nacional desta cultura. O levantamento realizado em fevereiro de 2023, que é o terceiro para o amendoim, apresenta resultados superiores aos da safra anterior, com aumento de 6% na produtividade. 

As estimativas mostram área em produção 2,7% superior à safra anterior, e previsão de produção de 724,1 mil toneladas, com alta de 8,9% em relação à safra 2021/22. As cinco principais regiões de plantio nesta safra são Tupã, Marília, Presidente Prudente, Jaboticabal e Assis, que representam, juntas, 54,9% da produção paulista.

Outro destaque da pesquisa foi o algodão, com a primeira estimativa de área em produção com aumento de 16,7% em relação à safra anterior. Como consequência, houve crescimento na produção dessa cultura em 18% superior à safra 2021/22. A produtividade se manteve estável. As regiões do Estado que se destacam são Avaré, Votuporanga, Itapeva, Presidente Prudente e Limeira, que concentram 91,5% do total estimado.

As safras de café e soja em São Paulo são produtos com números superlativos. Por isso, qualquer variação para cima ou para baixo é bastante significativa. No caso da soja, embora o cenário de preços internacionais não esteja tão favorável, os produtores paulistas continuam apostando na cultura. A área em produção estimada é 2,7% maior que a da safra anterior, já a produção esperada é 5,7% maior, com produtividade média 3% superior ao obtido na última colheita. As regiões de Itapeva, Assis e Ourinhos predominam na produção de soja no Estado, com uma parcela de 40,2% do total.

O levantamento de fevereiro de 2023, se refere ao segundo acompanhamento da safra de café no Estado de São Paulo, estimando-se colheita de 290,2 mil toneladas do produto. Essa quantidade representa 9,2% acima da safra cafeeira 2021/22. Observou-se também a expansão de 9,9% na estimativa da produtividade média estadual, contabilizada em 25,6 sc./ha (1.536 kg/ha). Entre os mais relevantes cinturões cafeeiros paulistas, o maior rendimento foi contabilizado na região de Ourinhos e na de Marília, a produção poderá alcançar 493 mil sacas, com grande elevação da produtividade (26,77 sc./ha).

Em contrapartida, a nova estimativa de safra para a região de São João da Boa Vista, aponta redução em aproximadamente 150 mil sacas em relação à primeira estimativa de novembro de 2022 (1,25 milhão de sacas). Em geral, a próxima colheita de café paulista mostra-se maior que a safra 2021/22 e menor que a de 2020/21, fenômeno que se repete em outros cinturões cafeeiros de outros estados.

 

O post Culturas agrícolas de São Paulo devem aumentar produção na safra 22/23 apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp