O Centro de Reabilitação Lucy Montoro Santos inaugurou, nesta terça-feira (30), o Espaço de Treinamento de Mobilidade, que simula condições reais das ruas e espaços urbanos da Baixada Santista e onde fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos vão capacitar cuidadores e treinar pacientes a se locomoverem com próteses, cadeira de rodas e muletas com segurança para quando deixarem instituição. A abertura do novo espaço marcou a comemoração de 9 anos de funcionamento do Centro de Reabilitação.
O espaço conta com degrau, rampas e até piso recoberto com o mosaico português característico das calçadas em cidades do litoral paulista, criando condições semelhantes à realidade enfrentada por pessoas com dificuldade de locomoção nesses locais. “Ao receberem informações e treinamento em ambiente adequado, os pacientes terão maior independência, além de prevenir acidentes e prejuízos ao próprio corpo”, explicou Celso Vilella, diretor médico do Centro.
Ao reproduzir a experiência de conduzir cadeiras de rodas e manusear equipamentos de auxílio à mobilidade em diferentes terrenos, em subidas e descidas, transpondo obstáculos, rampas e degraus, com graus diferentes de dificuldade, o Centro espera oferecer uma capacitação funcional para a realidade do cotidiano das pessoas. O novo espaço estará aberto a pacientes de todas as idades.
Lucy Montoro Santos
Criada em 2008 pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria da Saúde, a Rede conta com 20 unidades em todo o Estado. A de Santos oferece tratamento de ponta na reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras, com equipes multidisciplinares e equipamentos de alta tecnologia. O Centro de Reabilitação Lucy Montoro Santos se tornou a primeira instituição certificada internacionalmente na Baixada Santista ao conquistar a acreditação da entidade canadense Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities (CARF).
Desde 2014, a unidade realizou mais de 400 mil atendimentos e disponibilizou mais de 14 mil órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para os nove municípios da Baixada Santista (Santos, Cubatão, Guarujá, Bertioga, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe). O Centro atende casos de amputações e má-formação, lesões encefálicas do adulto (LEA), lesões medulares, traumatismo craniano e acidente vascular encefálico, paralisia cerebral, crianças com síndrome de down e com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
Os pacientes que necessitam de atendimento ambulatorial de reabilitação são encaminhados ao Centro através das unidades de reabilitação dos municípios da Baixada Santista, via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), que auxilia na regulação de vagas para o sistema de saúde do Estado de São Paulo. O atendimento para quem busca informações ocorre de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.
O post Centro de Reabilitação Lucy Montoro Santos comemora 9 anos com inauguração de espaço apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.