25/05/2023 às 17h42min - Atualizada em 26/05/2023 às 00h03min

Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresenta Programa Agro Paulista + Verde

Políticas públicas impulsionam o agronegócio do estado e priorizam o atendimento das demandas dos pequenos e médios produtores

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/secretaria-de-agricultura-e-abastecimento-apresenta-programa-agro-paulista-verde/
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Os quatro pilares do programa são infraestrutura tecnológica no campo, produção sustentável, alimentos seguros e saudáveis e modernização da Pasta

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, apresentou a 36 prefeitos e representantes de 46 municípios o Programa Agro Paulista + Verde, que define as diretrizes e objetivos estratégicos do Governo de São Paulo e contempla os programas governamentais, com recursos, indicadores e metas para cada área de atuação.

O conteúdo apresentado inclui políticas públicas compatíveis com a importância do agronegócio paulista e prioriza o atendimento das demandas dos pequenos e médios produtores.

“Nosso programa está alinhado com as diretrizes traçadas pelo Governador Tarcísio e contempla quatro pilares principais, que são infraestrutura tecnológica no campo, produção sustentável, alimentos seguros e saudáveis e modernização da Secretaria de Agricultura”, disse o secretário Antonio Junqueira.

A Secretaria de Agricultura possui diversos programas para implementação dessas metas. O primeiro é o da infraestrutura tecnológica no campo, com foco na conectividade e transformação digital da agricultura. “O desafio é levar sinal de internet confiável e de alta velocidade aos imóveis rurais e possibilitar que os produtores consigam acessar e aproveitar os benefícios que as novas tecnologias proporcionam”, destacou Junqueira.

Alinhado à conectividade estão programas como Agro SP + Seguro, que disponibiliza viaturas aos municípios para patrulhamento rural e realiza ações que garantem segurança nas áreas rurais, o Programa Rotas Rurais, que fornece endereçamento rural, além de ações focadas em energia renovável, segurança hídrica, e capacidade de armazenamento de grãos.

Outro destaque apresentado durante a reunião foi o Programa Melhor Caminho que, após ser reestruturado, ganha um novo modelo de gestão. “As demandas dos prefeitos foram ouvidas e serão atendidas, o Programa Melhor Caminho é uma das prioridades da Pasta”, pontuou o secretário executivo, Marcos Renato Böttcher.

A produção sustentável é o segundo pilar do Programa Agro Paulista + Verde. O objetivo principal é o fortalecimento da extensão rural, por meio do crédito e seguro aos produtores, o incremento às associações e cooperativas do Estado e o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Além disso, o trabalho envolve a regularização ambiental e fundiária, pagamento por serviços ambientais e créditos de carbono.

A segurança alimentar e nutricional, terceiro pilar das metas do Agro Paulista + Verde, consolida-se por meio de ações de apoio e incentivo à produção local e regional, por meio de políticas de aquisição de alimentos para abastecimento de escolas, hospitais e outros órgãos públicos.

Além disso, iniciativas que visam a adequação da infraestrutura de armazenamento e comercialização de alimentos de pequenos e médios produtores são focos desse pilar, que ainda conta com o fortalecimento da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), nos trabalhos de vigilância sanitária e fitossanitária e rastreabilidade dos produtos agropecuários, de forma a levar alimentos livres de doenças e pragas ao consumidor final.

Como quarto e último pilar, a modernização da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no sentido de fazer uma transformação digital, ter um atendimento mais eficiente, foram apresentadas propostas para aprimoramento dos canais com os usuários da SAA nas diferentes plataformas.

“Os quatro pilares, com ênfase na integração das ações da Pasta, visam a implementação de políticas públicas efetivas, com resultados tangíveis, para real impacto no agronegócio paulista”, concluiu o secretário Antonio Junqueira.

A reunião contou ainda com a presença do deputado estadual Mauro Bragato, do diretor executivo do ITESP, Guilherme Piai, e do coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, José Luiz Fontes.

O post Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresenta Programa Agro Paulista + Verde apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp