A região Central do Estado de São Paulo, que compreende 26 municípios, registrou um aumento de 0,3% na criação de empregos formais no terceiro mês do ano. No ano passado, no mesmo mês de março, esse número foi negativo. Araraquara criou, em março de 2023, 235 postos de trabalho, São Carlos, 164, Matão, 57, e Ibitinga, 54.
O setor de serviços impulsionou o resultado positivo de março deste ano, com 1.327 postos. Em seguida temos indústria, que criou 245 empregos formais, seguida de construção, com 163. O setor da agricultura recuou, perdendo 524 postos, assim como o setor de comércio, que perdeu 145.
O emprego formal no estado de São Paulo aumentou 124% em março de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme levantamento da Fundação Seade. Foram criados 51 mil postos de trabalho, mais do que o dobro em relação aos 22 mil gerados em março de 2022.
O crescimento foi puxado principalmente pelo setor de serviços – com destaque para transportes, armazenagem e entregas -, com 37 mil postos; e construção, com outros 9 mil. Na indústria foram criadas 6 mil vagas e o agro registrou relativa estabilidade.
Entre as diferentes regiões do Estado, a Metropolitana de São Paulo foi a que registrou o desempenho mais expressivo, com a geração de mais de 20 mil empregos durante o mês de março de 2023. Também apresentaram saldo positivo no emprego no período as regiões administrativas de Campinas (8 mil), São José do Rio Preto (4 mil) e Franca (2,6 mil).
Somente na capital paulista foram cerca de 14 mil postos de trabalho no mês, com destaque para o setor de serviços seguido pela construção civil.
O estudo
O estudo desenvolvido pelo Seade sobre mercado de trabalho aplica dados do Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para as unidades da federação e regiões, foram utilizados dados com ajustes e estoques de empregados do início de janeiro de 2023.
O levantamento completo sobre o emprego no estado de São Paulo e regiões paulistas está disponível em https://trabalho.seade.gov.br/ .
Sobre o Seade
Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas de São Paulo. Os principais levantamentos englobam mercado de trabalho, tecnologia, pesquisas econômicas (PIB, investimentos, etc.), população, mortalidade e natalidade, entre outros.
O post Criação de empregos formais na região Central mantém-se estável apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.