29/07/2019 às 14h31min - Atualizada em 29/07/2019 às 14h31min

Oficina de cerâmica ajuda na geração de renda de deficientes visuais

Projeto acontece toda quinta-feira no Educandário para Cegos São José Operário

Redação
Ascom
Mostrar que independente das dificuldades qualquer pessoa pode trabalhar com artesanato é um dos principais objetivos da oficina de modelagem e argila “Caminhos de Barro”, promovida semanalmente no Educandário para Cegos São José Operário, em Campos.

Conduzido pela artesã, Fernanda Viana, e pelo professor de cerâmica artística, Fabiano Andrade, o trabalho tem como finalidade promover habilidade cognitiva, capacidade reflexiva e geração de renda os assistidos da casa – uma vez que – eles comercializam suas artes confeccionadas.

Para Sr. Carlos, um dos assistidos da instituição, participa da oficina desde 2013 e afirma como trabalhar com argila contribui muito para todos os quais estudam Braille.

“Participar da oficina, consequentemente trabalhar com argila me fez avançar bastante a ponto que hoje leio provérbios com facilidade. A argila dar sensibilidade nas mãos, assim fica mais sensível por meio dos movimentos isso implica na hora da leitura em Braille. Para estudar Braille tem que ter a mão leve, senão acaba amassando os pontos.”

Os encontros acontecem toda quinta-feira, em uma das salas do Educandário. E, são sempre marcados com muita descontração, troca de ideia, alegria e criatividade. São produzidas diversas peças como colares, vasos, alfabeto em Braille, fruteira e muito mais. As quais eles usam para vender ou até mesmo dar de presente.

Barro - A arte do barro é uma atividade milenar existente há mais 3.000 anos antes de Cristo. No Brasil é uma prática muito representativa. É importante ressaltar que a arte é capaz de produzir sensações únicas, além de estimular o deficiente visual a identificar texturas, formas e a elaborar o conceito de figura em sua mente.

Instituição - A instituição é uma Associação Filantrópica que realiza o serviço para pessoas com deficiências (famílias e idosos). Atualmente assiste cerca de  173 pessoas com deficiência visual e múltiplas deficiências de 0 a  3ª idade -sob regime de Centro Dia ou contra turno escolar. Entre os serviços temos a Equoterapia (Atividade com o Uso do Cavalo como Agente Reabilitador).
 
O Educandário conta com uma equipe multidisciplinar composta por Assistentes Sociais, Psicólogas, Pedagogas entre outros, que atuam no dia a dia dos assistidos e de suas famílias assim como na colocação dos mesmos no mercado de trabalho intercedendo junto às empresas da nossa comunidade.

O objetivo maior é proporcionar aos usuários uma autonomia que os levem a uma inclusão social e a melhoria na qualidade de vida. São oferecidos aos assistidos diversos serviços como facilitadores para baixa visão, escrita cursiva, orientação e mobilidade, atendimento de Pré – Braille, sistema Braille de ensino, soroban entre outros...

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp