03/04/2023 às 09h34min - Atualizada em 03/04/2023 às 09h34min

Curso de Confecção de Bolos com novas turmas na Padaria Escola

São cinco novas turmas e o objetivo é despertar o empreendedorismo e fazer com que os alunos tenham uma renda extra

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Foram iniciadas, nesta semana, as aulas do curso de Confecção de Bolos da Padaria Escola, projeto ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. As aulas do curso são oferecidas de forma gratuita para que os alunos aprendam técnicas específicas da produção de bolos e tenham uma renda extra. Os participantes do curso são inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais e referenciados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). As aulas são ministradas pela professora Marta Rodrigues.

O curso tem duração de dois meses e possui cinco turmas. Além de aulas na Padaria Escola, que funciona no espaço do CRAS do Jardim Carioca, uma turma foi formada também no Restaurante do Povo. Durante as aulas, os alunos aprendem, além das técnicas, questões como a valorização dos bolos feitos por eles. A medida faz com que, dentro do empreendedorismo, eles tenham noção dos valores a serem estipulados em relação ao produto, já que também são repassadas informações sobre o mercado da confeitaria.  

Todo o material utilizado no curso, como os ovos, trigo e manteiga, entre putros, é disponibilizado pela Prefeitura. Os ingredientes são de ponta. Assim, os alunos aprendem como confeccionar bolos de qualidade e de diversos sabores.

Para a professora Marta Rodrigues, a qualidade dos produtos e a técnica garantem um bolo perfeito. "A ideia é somar conhecimento, já que alguns alunos já sabem fazer um  bolo. Com a técnica explicada no curso, a gente consegue fazer a diferença e nós conseguimos ajudar a realizar o sonho das pessoas e ainda fazer com que elas tenham uma renda", disse a professora.

Joelma Codeço, que já trabalha como cozinheira, diz que, com o curso, pretende montar uma pequena empresa com a ajuda dos familiares. "O custo de vida está alto e eu preciso de renda extra. Com o curso, eu quero repassar as informações para as pessoas da minha família e fazer o dinheiro rodar. Eu acredito que, no fim, o dinheiro vai fazer muita diferença na nossa condição financeira", disse.

Desempregada, Priscila Ribeiro diz que o curso é uma oportunidade de conseguir uma outra profissão. "Está sendo muito produtivo pra mim, mas acredito que para as outras pessoas também. Com o curso, eu estou buscando um novo emprego para, talvez, trabalhar por conta própria e ter meu dinheiro", explicou.

Ana Cristina Gomes tem 56 anos e trabalha como técnica em eletrônica com a irmã. Juntas, elas consertam aparelhos de televisão, fornos e diversos eletrodomésticos. Ela, que sempre trabalhou em um meio majoritariamente masculino, se orgulha, mas pretende mudar de área. 

"A sabedoria nunca é demais e agora é a oportunidade de mudar de ramo. Estar aqui é muito gratificante e eu agradeço muito a oportunidade," disse Ana.

"Estamos dando autonomia aos beneficiários de programas sociais através de oficinas de geração de renda. É mais uma forma da prefeitura cuidar da população", disse o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.

EMPREENDEDORISMO E MERCADO DE TRABALHO

O diretor de Programas e Projetos, Marcelo Arêas, falou sobre a importância da capacitação. “O curso de bolos é uma forma de inserção rápida no mercado de trabalho. Mesmo que eles não entrem em padarias, o curso foi adaptado para equipamentos domésticos. Assim, eles conseguem produzir em casa e fornecer o bolo através de vendas para vizinhos e parentes. De qualquer forma, eles vão iniciar um negócio. Com os cursos, os alunos vão poder ganhar dinheiro de uma forma rápida”, afirmou o diretor.

Após a conclusão das aulas dessas cinco turmas, novas inscrições serão divulgadas. Os interessados devem ficar atentos às publicações do site da Prefeitura e também nas redes sociais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp