23/03/2023 às 23h14min - Atualizada em 25/03/2023 às 00h04min

Programa de Governança Pública será lançado nesta sexta em BH

O lançamento do Programa Nacional de Governança Pública, o PRONAGOV, está chegando.

SALA DA NOTÍCIA JOACLES COSTA BENTO
LEGENDA DAS FOTOS: Cristiane Nardes, fundadora da RGB, ministrará palestra no PRONAGOV Henrique Farinon já está com a legenda feita na foto postada no corpo do email

O anúncio oficial será no dia 24 de março (sexta-feira), no Seminário de Governança Municipal, que vai ocorrer no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

O evento, destinado a prefeitos e gestores públicos,  discutirá a implementação do programa, que irá melhorar e otimizar a gestão ao longo de seu mandato.

Como a missão das prefeituras é garantir o pleno atendimento ao cidadão – e para que os prefeitos consigam entregar isso – precisam implantar boas práticas de governança.

Isso irá garantir políticas públicas com bons resultados, gerando valor público para a sociedade, e principalmente, facilitando a tomada de decisão do prefeito.

Esse pacote de boas práticas traz uma gestão eficiente,  eficaz, ética, íntegra, transparente, gerando mais confiança, em prol da sociedade.

O seminário contará com palestras, de 9h às 18h, sobre os mais diferentes assuntos.


A primeira, será com Henrique Farinon, do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e falará sobre o PRONAGOV.

Em seguida, teremos a participação especial do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), sobre Governança Pública Municipal – Transformando Administração.

A terceira, abordará governança e seus mecanismos, com a professora Alzira Fernanda Brasil, da RGB.

Logo após, será a vez da professora Cristiane Nardes (IGCP/RGB) palestrar sobre Liderança.

 A quinta palestra será com o vice-presidente da RGB, Flávio Feitosa, sobre Estratégia.

Depois, o  conselheiro Cláudio Couto Terrão, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), falará sobre Controle.

O sétimo a palestrar será o conselheiro Brunno Sitônio Fialho de Oliveira, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que falará sobre contabilidade como instrumento para uma boa governança pública.

Por fim, terá um talk show com cases de sucesso, com o prefeito Hélio Márcio Campos, de Ouro Branco-MG e a última palestra sobre nova Lei de Licitações, com a professora Tatiana Martins da Costa Camarão, da RGB.

Na ocasião, também haverá o sorteio de uma bolsa do MBA em Governança Pública da Escola Brasileira de Direito (Ebradi), e alguns exemplares da cartilha “Governança Pública Municipal – Transformando sua administração”.

Sobre o PRONAGOV:

Sua finalidade é capacitar servidores, gestores públicos e cidadãos comuns – de forma gratuita – para se tornarem Agentes de Governança. Dessa forma, será possível acompanhar e entender melhor o funcionamento do seu município e ter as ferramentas adequadas para fiscalizar as decisões tomadas pela alta gestão da sua cidade. E sabe qual será o tema principal do seminário? A governança. É ela que vai ajudar os governantes a conseguirem o tão sonhado alinhamento entre planejamento estratégico municipal. Justamente com leis orçamentárias e as contratações públicas, disponibilizando para os participantes os três mecanismos fundamentais da Governança, que são: liderança, estratégia e controle.

A grande questão é termos a ciência de como este programa vai transformar todo o Brasil, de norte a sul. O intuito é que os resultados dele impactem 80% da população brasileira em cinco anos. Ou seja, mesmo sem conhecer, milhares de pessoas ganharão, de certa forma, com esta iniciativa!

Mas afinal, o que é Governança?

É simples: o trabalho pela alta gestão precisa de apoio, além de um acompanhamento, que normalmente é feito pela área de governança.

De acordo com o diretor de novos negócios do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Henrique Farinon, a área da governança também acompanha as ações e trabalhos da prefeitura e facilita a condução de projetos. Inclusive ajudando a obter, de forma ágil, os melhores resultados.  Gerando políticas públicas mais eficientes à população. Assim, todo mundo sai ganhando.

“Acreditamos muito na força transformadora da educação profissional, e estamos seguros que os maiores beneficiados pelo PRONAGOV serão os cidadãos brasileiros, que passarão a receber melhores resultados das políticas públicas vigentes, no âmbito de seus municípios. Decidimos iniciar nossa caravana de lançamento em MG, que ao longo dos últimos anos concentrou o maior número de municípios interessados na pauta da Governança Pública”, disse.

Na prática, a governança vai dessa forma, ajudar a botar ordem na casa e a fazer as contas baterem. E tudo funcionará por etapas. No total, o PRONAGOV terá 5 iniciativas: a primeira é o Programa de Governança Municipal (PGM); a segunda é a formação de agentes de Governança Pública; em seguida, vem as mentorias; em seguida, o Índice de Governança Municipal (IGovM); e, por fim,  o Prêmio PRONAGOV.

Para que fique bem claro, o Programa de Governança Municipal vai capacitar os servidores e empregados públicos para compreenderem e aplicarem os princípios e políticas de governança e compliance, por meio de uma capacitação EAD de Governança Municipal nas prefeituras. Essa implementação tem o intuito de gerar bons resultados dentro das prefeituras, facilitar as tomadas de decisão, políticas públicas mais eficazes e efetivas, garantindo uma gestão mais ética, íntegra e transparente para a nossa sociedade.

A formação de agentes de governança pública servirá para fortalecer os mecanismos de governança (liderança, estratégia e controle), e será de suma importância para reduzir o distanciamento entre os gestores públicos e cidadãos.

Garantindo uma imagem institucional confiável, transparente e íntegra aos agentes públicos, resultando, consequentemente, em um legado e, principalmente, em reconhecimento de toda a população. Quem passar por esta etapa, aprenderá conceitos básicos de Governança Pública e poderá sob o mesmo ponto de vista, ter um maior embasamento para atuar junto a sua cidade e seus respectivos governantes, colaborando assim para cobrar resultados efetivos e buscar os melhores serviços.

As mentorias servirão, para acelerar a carreira por meio de um acompanhamento de um profissional experiente na área desejada. Em outras palavras, será utilizado uma metodologia para apoiar as prefeituras na implantação da política de governança. Neste time, estão reunidos os mais renomados técnicos, consultores, professores e autoridades. Já o Índice de Governança Municipal (IGovM) servirá para identificar os pontos de melhoria e para otimizar os serviços prestados em busca, sempre, da efetividade. E, no final do ano, vai ter o Prêmio PRONAGOV, que é uma premiação a nível nacional dos destaques da governança, onde as prefeituras que se sobressaíram receberão reconhecimento.

Parcerias

Esse evento é uma parceria entre a Rede Governança Brasil (RGB), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e, da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). Além de Belo Horizonte, o programa será lançado em outras onze capitais ao longo do ano: Aracajú (SE), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), São Paulo (SP), Salvador (BA), Maceió (AL), Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), João Pessoa (PB), Macapá (AP) e Vitória (ES).

Para saber mais, acesse: www.pronagov.com.br Lá, você ficará por dentro de todas as novidades e poderá encontrar duas opções.

Uma direcionada para a sociedade em geral fazer sua pré-inscrição – que é gratuita – e reservar sua vaga para se tornar um Agente de Governança. E a outra direcionada para os gestores públicos. Que poderão fazer a sua pré-inscrição gratuita e reservar uma vaga para o Programa de Governança Municipal. Então, não fique fora dessa! As inscrições já estão abertas. Aproveita e segue o nosso perfil do Instagram: @pronagov_

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp