Pensando em democratizar o acesso à cultura pelo cinema, o projeto Cine + Brasil consiste em levar a arte para estudantes de escola pública, jovens universitários de Duque de Caxias ou pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Ontem, dia (16), o projeto desembarcou no CIEP 227, Procópio Ferreira. Através de uma tenda inflável, uma espécie de cinema itinerante promete alegrar o dia de crianças e jovens estudantes do ensino público de Duque de Caxias.
Em um espaço totalmente acessível e refrigerado, os alunos terão uma imersão no mundo audiovisual, podendo assistir filmes que serão exibidos no local. Posteriormente, 200 jovens serão selecionados para uma oficina de curta metragem. Crianças e adolescentes aprenderão na prática a desenvolver um filme do zero.
O projeto abriu suas portas para receber essas crianças e adolescentes com a exibição da animação ‘Os encantadores de história’. Depois, o filme ‘Cada um na sua casa’, também será transmitido para os presentes.
Com patrocínio da Light, Secretaria de Cultura e Economia Criativa RJ, através da lei de incentivo a cultura e realização do Instituto Brasileiro de Capacitação Desenvolvimento Social (IBCADS), o projeto convida escolas da região para a participação do evento. O intuito é que cada vez mais pessoas tenham acesso à sétima arte, seja consumindo ou até mesmo produzindo.